SaStudio vence World Architecture Festival na categoria Projetos Futuros

O Sastudio, estúdio de arquitetura incubado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, venceu o primeiro prémio do WAF – World Architecture Festival, na categoria Future Project – Civic.  O projeto Leidarhofdi Community Center, na Islândia, valeu à startup a distinção de entre mais de 700 finalistas de um dos mais prestigiados prémios de arquitetura.

O Leidarhofdi Community Center, em Hofn, Islândia, pretende ser um novo polo social para a comunidade local e visitantes. O projeto, desenvolvido em colaboração com os estúdios locais Hjark e Landmotun, nasce da paisagem e define um novo parque sobre a orla costeira, promovendo novas atividades quer no interior, quer no exterior. A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente. O aterro existente será removido e a acumulação natural das águas criará um lago para os meses quentes e um ringue de patinagem nos mais frios.

Distinguida de entre mais de 770 finalistas, divididas por 43 categorias, o Sastudio arrecadou o primeiro prémio na categoria “Projetos Futuros- Cívicos”.  O júri – composto por Fernando Menis, fundador da Menis arq., Nicola Carnevali, associado no atelier RSHP, e Karen Forbes, Professora na Edinburgh University – ficaram particularmente impressionados com o “aspeto lúdico” do projeto, que “amplia a ligação entre os habitantes e visitantes deste local de grande beleza natural”. O projeto ficou, assim, entre os finalistas de “Future Project of the Year”, recebendo notas de apreciação de grandes nomes da arquitetura como Sir Peter Cook ou do arq. Mario Cucinella.

“Com esta distinção, a adicionar ao bronze que ganhámos com este projeto nos WAN awards, esperamos sedimentar a nossa visão para este projeto, e reforçar a importância destes espaços públicos para as comunidades. Nós arriscámos ao desafiar o briefing e o planeamento existente para habitação privada, mas o Município também arriscou em escolher a nossa proposta, uma vez que não tinham verbas planeadas para uma infraestrutura pública. Estamos já a redesenhar o planeamento local e a trabalhar com as autoridades locais em estratégias para assegurar os fundos necessários para materializar este novo parque e centro comunitário.”, garante Tiago Sá, fundador da Sastudio.

A atribuição dos prémios WAF decorreu entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na FIL, em Lisboa. Com exceção do Lisbon Prize, a Sastudio foi o único atelier português galardoado entre os finalistas da edição deste ano do World Architecture Festival.