Vencedores do iUP25k vão receber incubação na UPTEC. Candidaturas abertas

A 10.ª edição do iUP25k, concurso de ideias de negócio da U.Porto, tem 25 mil euros em prémios para distribuir. Candidaturas até 29 de abril

Tem ligação à Universidade do Porto e uma ideia criativa, científica ou tecnológica em fase inicial? Não sabe como desenvolvê-la? Então a resposta pode estar no iUP25k, o concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto que vai voltar a distinguir, com mais de 25 mil euros em prémios, as melhores ideias geradas no seio da Universidade.

Organizado pela U. Porto Inovação, com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, o iUP25k pretende ser uma verdadeira ação de ignição para o empreendedorismo e para a criação de empresas inovadoras e com impacto. Além disso, pretende premiar os estudantes, cientistas, professores, funcionários ou alumni da U.Porto que, com os seus projetos, pretendam valorizar o conhecimento gerado na instituição.

Desde a sua criação, em 2010, o iUP25k já apoiou dezenas de ideias. Para esta décima edição, o concurso conta com o apoio dos parceiros Caixa Geral de Depósitos e UPTEC e há prémios monetários reservados para os três primeiros classificados: 3.000 euros para o primeiro, 2.000 para o segundo e 1.000 para o terceiro.

Os três primeiros classificados vão ainda beneficiar de um período de incubação na UPTEC e serviços de consultoria em empreendedorismo.

As candidaturas ao iUP25k 2024 já estão abertas e decorrem até 29 de abril de 2024. Para participar basta apenas dois passos: assinar a declaração de compromisso e submeter o formulário de candidatura. O anúncio das 12 equipas finalistas terá lugar a 14 de maio. A grande final está marcada para 24 de maio e culminará com o anúncio dos vencedores.

iUP25k: dezenas de ideias apoiadas

Lançado em 2010, o iUP25k rapidamente se estabeleceu como um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação.

Depois de sete edições consecutivas, o iUP25k fez uma pausa, tendo regressado em 2022. No ano passado a equipa vencedora foi a BEAT Therapeutics, um método inovador para tratamento de cancros agressivos. Foram premiados também os projetos NEVADA, Regenera, BiOM e ReCup.

10 de abril, 2024