UPTEC vai ajudar a transformar as indústrias criativas na Europa

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) escolheu o consórcio Innovation by Creative Economy (ICE), do qual a UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto faz parte, para criar a primeira Comunidade de Conhecimento e Inovação para as Indústrias Culturais e Criativas.

Com início marcado para o ano de 2023 e com orçamento superior a 300 milhões de euros, esta iniciativa tem como objetivo potenciar a competitividade das Indústrias Culturais e Criativas e solidificar a sua posição como um dos motores de inovação para a Europa.

A Universidade do Porto é a única instituição de ensino superior portuguesa parceira do consórcio — que junta mais de 50 universidades, instituições de investigação, empresas, investidores e associações relevantes nas Indústrias Culturais e Criativas de 20 países europeus — e que pretende “desbloquear o valor latente dos setores e indústrias culturais e criativas para se tornar um pivot para a transformação verde, digital e social da Europa”.

Cada um dos parceiros do projeto — onde se inclui a UPTEC — vai fornecer serviços relevantes e adequados às necessidades de cada ecossistema local e regional, bem como a estudantes, startups, investidores, decisores políticos, empresários, artistas, freelancers, inovadores sociais e agentes culturais.

“O EIT Culture and Creativity é um grande passo para o crescimento e solidificação das Indústrias Culturais e Criativas na Europa e a UPTEC tem, assim, a oportunidade de participar ativamente nesta comunidade e de potenciar ainda mais este setor emergente.” afirma Joana Resende, Presidente da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto e Vice-Reitora da U. Porto para o Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico.

Com sede na Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha, o projeto vai ter, ainda, seis outros espaços físicos em Amesterdão, Barcelona, Bolonha, Helsínquia, Kosice e Viena. As Indústrias Culturais e Criativas representam 5,5% do PIB total da União Europeia e 6,2% de toda a mão-de-obra na Europa, pelo que o novo EIT Culture and Creativity terá uma enorme relevância no contexto de crescimento económico europeu.