UPTEC integra consórcio ibérico de 1,5M€ para promover soluções digitais na saúde

INNOV4Life_2

O projeto INNOV4LIFE pretende criar um living lab entre o Norte de Portugal e a Galiza para facilitar a validação de soluções digitais de Saúde inovadoras

UPTEC _ Asprela I

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, integra o consórcio do projeto INNOV4LIFE, que tem como objetivo facilitar a validação de soluções digitais na área da Saúde, com um foco especial nas questões relacionadas com demências e degeneração cognitiva.

Liderado pela Universidade do Porto, através do Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing, deste consórcio fazem também parte o Servizo Galego de Saúde, a Universidade de Santiago de Compostela, a Axencia Galega de Coñecemento en Saúde, a AFAGA Alzheimer e a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave.

Esta rede transfronteiriça estabelecida entre a Galiza e o Norte de Portugal, com um financiamento global de 1,5 milhões de euros, visa ser um ecossistema colaborativo destinado a criar condições para que novas soluções possam ser validadas. Para tal, vai fazer a ponte entre inovadores e utilizadores finais que possam testar as soluções digitais.

A sessão de lançamento do projeto realiza-se no dia 27 de novembro, entre as 10h30 e as 17h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, a convite do Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing).

O INNOV4LIFE é cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (Interreg POCTEP). O principal foco é a cocriação, apoio ao desenvolvimento, validação e promoção da adesão de soluções digitais inovadoras e disruptivas, à investigação científica, formação e consultoria, e promoção da cooperação transfronteiriça, com foco na melhoria da saúde e bem-estar de todos.

A agenda da sessão de lançamento do projeto pode ser consultada aqui, e os interessados podem confirmar a sua presença através do preenchimento deste formulário.

20 de novembro de 2023