UPTEC entre as incubadoras que vão apoiar programa EDP Energia Solidária

EDP Energia Solidária vai apoiar projetos com respostas sociais em áreas como a inclusão energética, a proteção do património natural e da biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, ou a mobilidade sustentável.

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi uma das 16 incubadoras convidadas para apoiar os candidatos no processo de ideação e candidatura ao EDP Energia Solidária. Promovido pela Fundação EDP, o programa vai apoiar projetos sociais que, ao promover a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade, trabalhadores da economia social, estudantes ou comunidades mais isoladas.

A Fundação EDP convidou incubadoras a participarem no programa, a fim de reforçar a capacidade do ecossistema social na criação de respostas inovadoras e com impacto na transição energética justa. Estas incubadoras parceiras, na qual se inclui a UPTEC, formam uma rede dedicada a apoiar as entidades no processo de ideação e na preparação das suas candidaturas, promovendo assim a colaboração e a criação de soluções sustentáveis e eficazes.

Para Maria Oliveira, Diretora Executiva de Negócio da UPTEC, a associação a este programa é “um reflexo claro da vontade da UPTEC em prestar um apoio abrangente às várias ideias de negócio, sendo elas das ciências, tecnologias ou de cariz criativo e cultural. Ao apoiar iniciativas que fomentam uma transição energética justa a UPTEC reafirma a sua missão de contribuir para um desenvolvimento que é, ao mesmo tempo, económico, social e ambientalmente sustentável.”

Os interessados em candidatar projetos sociais ao EDP Energia Solidária terão a oportunidade de frequentar dois workshops de apoio à estruturação da candidatura: o primeiro focado na componente do impacto do projeto, a decorrer no dia 6 de maio das 14h00 às 17h00, em formato online; e o segundo dedicado ao formulário de candidatura, no 16 de maio, das 9h30 às 13h00, no auditório da UPTEC Asprela I.

EDP Energia Solidária: impacto positivo na vida mais de 18 mil pessoas

Os projetos selecionados ao abrigo do programa poderão receber um apoio de até 75% se forem apresentados por entidades sem fins lucrativos, ou até 50% se forem por entidades com fins lucrativos. O valor global do apoio da Fundação EDP, por cada projeto, será entre 15.000 até 100.000 mil euros.

A edição de 2024 do programa EDP Energia Solidária representa um investimento social de mais de dois milhões em Portugal, Espanha e Brasil. Deste total, mais de um milhão de euros será investido em Portugal, em ações de mobilização e de capacitação das entidades candidatas e no financiamento aos projetos vencedores.

Em 2023, o EDP Energia Solidária possibilitou a criação de 30 projetos em Portugal, em Espanha e no Brasil. Só em Portugal, o programa viabilizou 15 novas respostas sociais que pretendem ter um impacto positivo na vida de mais de 18 mil pessoas através de soluções que promovem a transição energética justa. Desde a sua criação em 2004, este programa apoiou a implementação ou manutenção de mais 415 projetos em todos os distritos do país, com um investimento de cerca de 18 milhões de euros.

Podem candidatar-se entidades com e sem fins lucrativos, com respostas sociais em áreas como a inclusão energética, a proteção do património natural e da biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, ou a mobilidade sustentável. As candidaturas decorrem de 1 a 31 de maio. Os interessados em participar no programa EDP Energia Solidária e receber apoio na preparação da candidatura devem contactar o coordenador do programa na UPTEC: Raphael Stanzani, rstanzani@uptec.up.pt.

8 de abril de 2024