UPTEC em consórcio europeu para estimular cultura de inovação nas Universidades

Durante os próximos dois anos, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto vai integra o projeto europeu INVENTHEI, que tem como objetivo a criação de uma rede Europeia de distritos de inovação orientada para as Instituições de Ensino Superior.

Com um financiamento de 1,2 milhões de euros, o consórcio – liderado pela Universidade do Porto –, pretende reforçar os ecossistemas regionais de inovação e promover a investigação orientada para a inovação.

Formar e encorajar estudantes a se tornarem inovadores e empreendedores e contribuírem para a criação de empregos e crescimento económico é um propósito deste projeto que reúne vários parceiros europeus. Do lado da Universidade do Porto fazem ainda parte a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a de Farmácia (FFUP), o Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável e a U.Porto Inovação. A lista de parceiros internacionais integra, também, a Inova+ (Bélgica), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Ciências Aplicadas de Tallin (Estónia), Universidade de Sheffield (Reino Unido), Universidade de Pardubice (República Checa) e a Universidade de Tărgoviste (Roménia).

O projeto europeu tem como objetivo apoiar 40 startups/scaleups e formar mais de 1300 estudantes. Nas metas a atingir enquadram-se, também, a formação e acompanhamento de mais de 130 docentes e não docentes.

“As Universidades têm um papel crucial a desempenhar no desenvolvimento e crescimento dos ecossistemas de inovação locais e regionais. Esta nova iniciativa irá ajudar as Universidades a impulsionarem as capacidades empreendedoras e desbloquear o potencial de inovação.”, afirma Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

O plano de ação do INVENTHEI irá incidir em três dimensões, relacionadas com os pilares do EIT: programas de aprendizagem e mentoria, centrados na formação, mentoria e envolvimento dos estudantes e pessoal docente e não docente (pilar da educação); estruturas de aprendizagem e ensino, focadas em providenciar infraestruturas de ensaio e investigação orientada para a inovação (pilar da inovação); aprendizagem e colaboração, focada em programas de colaboração e intercâmbio entre indústria, investigação e academia (pilar empresarial).

O projeto INVENTHEI vai decorrer até 2023 e é apoiado pelo EIT – European Institute of Innovation and Technology na iniciativa dedicada às Instituições de Ensino Superior (HEI – Higher Education Institutions).