UPTEC em consórcio europeu de 1,5 milhões de euros de sensibilização para os desafios do transporte marítimo
UPTEC em consórcio europeu de 1,5 milhões de euros de sensibilização para os desafios do transporte marítimo
O programa SaferSEA quer ajudar a prevenir os riscos associados ao transporte marítimo, e terá o primeiro evento no dia 3 de julho, na UPTEC Asprela I
A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi uma das parceiras escolhidas para integrar o projeto SaferSEA. O consórcio europeu terá disponível 1,5 milhões de euros em financiamento para promover a identificação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para navios e portos.
No projeto SaferSEA, a UPTEC é responsável pela identificação de novas tecnologias e aplicações baseadas em IA, dados espaciais ou cibersegurança para responder às necessidades dos stakeholders, ou que possam ser desenvolvidas para prevenir e responder eficazmente ao problema da segurança no mar. O SaferSEA acontece no âmbito do programa Interreg Atlantic Area 2021-2027, da União Europeia, e contará com seis parceiros de quatro países (Portugal, Irlanda, França e Espanha).
Com um financiado em 1,5 milhões de euros, o projeto visa prevenir os riscos associados ao transporte marítimo, tendo em conta os diferentes perigos que podem afetar os navios, os portos, as costas e o ambiente, desde o porto de partida até ao porto de chegada.
O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de um setor marítimo mais seguro e amigo do ambiente, através de um impacto nos setores da descarbonização/alternativas aos combustíveis fósseis – implantação da propulsão à vela, elétrica ou a hidrogénio no setor marítimo; otimização do tráfego marítimo – contribuir para a preservação das zonas marinhas ameaçadas e prevenir os acidentes no mar, através do encaminhamento ou de um melhor planeamento da navegação; segurança – permitir o desenvolvimento de um transporte marítimo mais inteligente e seguro através da utilização de inteligência artificial e de dados espaciais; e prevenção e resposta a riscos ambientais – reforçar a coesão transnacional no Espaço Atlântico, para desenvolver uma nova metodologia de resposta a emergências.
O SaferSEA promove a identificação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para navios e portos, criando simultaneamente uma ligação mais forte entre as partes interessadas – armadores, autoridades portuárias, investigadores e empresas inovadoras em fase de arranque. Os parceiros da UPTEC neste consórcio SaferSEA são a Technopôle Brest-Iroise, CEEI Bahía de Cadíz, Sines Tecnopolo, Cedre, AxisBIC (antiga CorkBIC).
No próximo dia 3 de julho, às 14h30, a UPTEC Asprela I será palco do Safer SEA Maritime Event – Exploring the Portuguese ecosystem, o evento de apresentação deste projeto, que contará com as entidades: Connect Robotics, Windcredible, AELER, CEiiA, CoLAB +Atlantic, Hanhaa e Connected.
Sobre o Interreg Atlantic Area 2021-2027
O Interreg Atlantic Area 2021-2027 apoia a cooperação transnacional nas regiões atlânticas de quatro países: Portugal, Irlanda, França e Espanha. Neste novo programa, renovamos o compromisso com as regiões atlânticas no apoio a iniciativas inovadoras que contribuam para o crescimento deste espaço, resolvendo desafios comuns além-fronteiras através da implementação de ações conjuntas, intercâmbio de boas práticas e contribuição para políticas novas ou atuais.
O orçamento do programa para 2021-2027 é de 113 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A taxa de cofinanciamento dos projetos aprovados é de até 75% do investimento total.
O Espaço Atlântico 2021-2027 abrange a parte ocidental do Oceano Atlântico e inclui todas as regiões da Irlanda e de Portugal, bem como várias regiões francesas e espanholas próximas ou na costa do Oceano Atlântico. Em Portugal estão elegíveis as regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira.
21 de junho de 2024