UPTEC em consórcio europeu de 1,5 milhões de euros de sensibilização para os desafios do transporte marítimo

UPTEC MAR_ SaferSEA

O programa SaferSEA quer ajudar a prevenir os riscos associados ao transporte marítimo, e terá o primeiro evento no dia 3 de julho, na UPTEC Asprela I

 

UPTEC Mar

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi uma das parceiras escolhidas para integrar o projeto SaferSEA. O consórcio europeu terá disponível 1,5 milhões de euros em financiamento para promover a identificação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para navios e portos.

No projeto SaferSEA, a UPTEC é responsável pela identificação de novas tecnologias e aplicações baseadas em IA, dados espaciais ou cibersegurança para responder às necessidades dos stakeholders, ou que possam ser desenvolvidas para prevenir e responder eficazmente ao problema da segurança no mar. O SaferSEA acontece no âmbito do programa Interreg Atlantic Area 2021-2027, da União Europeia, e contará com seis parceiros de quatro países (Portugal, Irlanda, França e Espanha).

Com um financiado em 1,5 milhões de euros, o projeto visa prevenir os riscos associados ao transporte marítimo, tendo em conta os diferentes perigos que podem afetar os navios, os portos, as costas e o ambiente, desde o porto de partida até ao porto de chegada.

O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de um setor marítimo mais seguro e amigo do ambiente, através de um impacto nos setores da descarbonização/alternativas aos combustíveis fósseis – implantação da propulsão à vela, elétrica ou a hidrogénio no setor marítimo; otimização do tráfego marítimo – contribuir para a preservação das zonas marinhas ameaçadas e prevenir os acidentes no mar, através do encaminhamento ou de um melhor planeamento da navegação; segurança – permitir o desenvolvimento de um transporte marítimo mais inteligente e seguro através da utilização de inteligência artificial e de dados espaciais; e prevenção e resposta a riscos ambientais – reforçar a coesão transnacional no Espaço Atlântico, para desenvolver uma nova metodologia de resposta a emergências.

O SaferSEA promove a identificação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para navios e portos, criando simultaneamente uma ligação mais forte entre as partes interessadas – armadores, autoridades portuárias, investigadores e empresas inovadoras em fase de arranque. Os parceiros da UPTEC neste consórcio SaferSEA são a Technopôle Brest-Iroise, CEEI Bahía de Cadíz, Sines Tecnopolo, Cedre, AxisBIC (antiga CorkBIC).

No próximo dia 3 de julho, às 14h30, a UPTEC Asprela I será palco do Safer SEA Maritime Event – Exploring the Portuguese ecosystem, o evento de apresentação deste projeto, que contará com as entidades: Connect Robotics, Windcredible, AELER, CEiiA, CoLAB +Atlantic, Hanhaa e Connected.

Sobre o Interreg Atlantic Area 2021-2027

 

O Interreg Atlantic Area 2021-2027 apoia a cooperação transnacional nas regiões atlânticas de quatro países: Portugal, Irlanda, França e Espanha. Neste novo programa, renovamos o compromisso com as regiões atlânticas no apoio a iniciativas inovadoras que contribuam para o crescimento deste espaço, resolvendo desafios comuns além-fronteiras através da implementação de ações conjuntas, intercâmbio de boas práticas e contribuição para políticas novas ou atuais.

O orçamento do programa para 2021-2027 é de 113 milhões de euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A taxa de cofinanciamento dos projetos aprovados é de até 75% do investimento total.

O Espaço Atlântico 2021-2027 abrange a parte ocidental do Oceano Atlântico e inclui todas as regiões da Irlanda e de Portugal, bem como várias regiões francesas e espanholas próximas ou na costa do Oceano Atlântico. Em Portugal estão elegíveis as regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira.

Registo no evento

21 de junho de 2024

Share Article