UPTEC celebra parceria com maior complexo de educação profissional da América Latina

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Departamento Regional de São Paulo) acabam de celebrar um protocolo de colaboração e parceria com vista a intensificar sinergias nos setores do empreendedorismo, aceleração de startups e educação executiva e tecnologia.

O SENAI, maior complexo de educação profissional da América Latina, atua no apoio à tecnologia e inovação em empresas industriais de todas as dimensões e segmentos. Desde sua criação, em 1942, já disponibilizou cursos de iniciação profissional, graduação e pós-graduação tecnológica para 73 milhões de colaboradores de 28 áreas da indústria brasileira. Além disso, o SENAI tem 26 Institutos de Inovação, que trabalham com investigação aplicada para o desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas.

Com este acordo de colaboração pretende-se que as duas entidades possam cooperar no estabelecimento de futuros programas bilaterais na área da inovação, educação executiva e parcerias tecnológicas.

Para Maria Oliveira, Diretora Executiva da UPTEC, “esta parceria vai permitir uma maior aproximação da UPTEC, e da sua comunidade de startups, à indústria brasileira e às valências do SENAI, o que pode facilitar processos de internacionalização para o mercado da América Latina. Ao mesmo tempo, tem como intenção potenciar a aproximação da rede do SENAI com a tecnologia e inovação que fervilha na comunidade UPTEC.”.

A parceria foi celebrada a 20 de outubro numa cerimónia online que, em Portugal, decorreu nas instalações da AEP – Associação Empresarial de Portugal, e no Brasil, no Departamento Regional de São Paulo do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.