Tecnologia da HealthySytems responde online a dúvidas sobre a Covid-19

A Healthy Systems (HLTSYS), empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, desenvolveu uma tecnologia, baseada num sistema de inteligência artificial, que permite esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 no Facebook e em chats na web.

O Assistente Digital Covid-19 é uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a HLTSYS e a Automaise. A solução não pretende substituir o SNS24, mas apenas responder a algumas questões e aliviar a linha de atendimento.

A tecnologia, desenvolvida pelo consórcio que a spin-off da U.Porto integra, é baseada num sistema de inteligência artificial e permite fazer uma primeira triagem dos utilizadores em relação ao novo coronavírus. Este chat pode ser utilizado no Facebook ou noutras páginas online, onde o utilizador pode partilhar os sintomas, ver respostas às perguntas mais frequentes e ainda seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

A ferramenta não substitui um médico – e por diversas vezes relembra o utilizador da necessidade de contactar um profissional de saúde –, mas ajuda a responder a algumas dúvidas dos utentes. O Assistente Digital Covid-19 permite, ainda, que o utilizador coloque questões diretas.

O consórcio afirma, em comunicado, que esta tecnologia “permite melhorar a resposta a dúvidas frequentes e orientar as pessoas para informação cientificamente validada – bem como aliviar as linhas de atendimento do SNS24, ao permitir uma indicação rápida aos utentes mediante os seus sintomas”.

O Assistente Digital Covid-19, desenvolvido através de inteligência artificial pela Healthy Systems, permite que o utilizador possa ver esclarecidas algumas dúvidas sobre a Covid-19 num chat online.