Startups da UPTEC apresentam inovações ao setor industrial de Famalicão

Showcase 2.0 Pitch

Oito empresas vão apresentar as suas ideias no Showcase 2.0, um evento integrado nas iniciativas do PRODUTECH Digital Innovation Hub

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto alia-se ao Município de Famalicão para, através do Famalicão Made IN, promover o Showcase 2.0, uma iniciativa que vai ter lugar a 29 de novembro, na sede da TMG Group em Vale S.Cosme, às 17 horas.

Neste showcase centrado na “Inovação Industrial“, oito startups vão apresentar as suas ideias e modelos de negócio num pitch a empresários e investidores, sendo quatro delas da UPTEC: Azitek, Infinite Foundry, TakeCarbon e Value Negotiation Technologies.

A Azitek vai apresentar o sistema de identificação por radiofrequência com base em tecnologia inovadora de angle-of-arrival, enquanto a Infinite Foundry demonstrará a plataforma de metaverso operacional que permite reproduzir virtualmente, e em tempo real, todos os detalhes de uma operação industrial. Por sua vez, a TakeCarbon leva a plataforma descentralizada que pretende revolucionar a maneira como os créditos de carbono são tokenizados, negociados, financiados e compensados em escala global, e a Value Negotiation Technologies mostrará a solução de SaaS de compras que ajuda empresas a negociar negócios melhores e mais rápidos por meio de automação de processos e IA.

Para a Diretora de Desenvolvimento de Negócio da UPTEC, Maria Moura Oliveira, esta relação entre o setor industrial do município famalicense e a comunidade de startups da UPTEC é essencial para fomentar o empreendedorismo. “A promoção deste tipo de iniciativas traz muito proveito para as startups que procuram investimento e eventuais clientes ou parceiros. Já para o tecido industrial de Famalicão, será – sem dúvida – uma oportunidade para conhecer ideias progressistas, que podem apoiar a indústria na transformação digital e de inovação. A UPTEC tem uma ligação muito significativa a Famalicão, e este showcase é apenas mais um exemplo da grande sinergia que existe.”

Para além das quatro startups incubadas na UPTEC, também vão a concurso a IOTECH, NITextile, FM4ALL e a Vai-me a Vending.

O Showcase 2.0 é uma das atividades inseridas na Produtech Digital Innovation Hub, uma rede de inovação digital para a indústria cuja missão é promover a transformação digital das empresas industriais da região e estimular o ecossistema de inovação, à qual a UPTEC pertence.

23 de novembro de 2023

Share Article