Startup da UPTEC vence bronze em prémio internacional de arquitetura

SaStudio, um estúdio de arquitetura incubado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, venceu o Bronze nos WAN Awards e está nomeado para o prémio internacional do World Architecture Festival. Os trabalhos no Leidarhofdi Community Center e no Garðabær Kindergarten mereceram a nomeação internacional nas categorias de Future Project — Civic nos dois prémios.

O Leidarhofdi Community Center, em Hofn, Islândia, pretende ser um novo polo social para a comunidade local e visitantes. Este é um edifício que nasce da paisagem e define um novo parque sobre a orla costeira, promovendo novas atividades quer no interior, quer no exterior. Esta obra foi criada em colaboração com os estúdios Hjark e Landmotun.

Já o Garðabær Kindergarten, também na Islândia, tem todo o conceito focado em dar um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças brincam e cresçam, enquanto o próprio edifício e terrenos fazem parte da experiência de aprendizagem. O projeto promove a consciencialização e o respeito pelo meio ambiente — há, por exemplo, uma área de agricultura didática, para que as crianças experimentem os alimentos desde o cultivo até a triagem de resíduos.

“Significa muito para nós estarmos entre os finalistas destes dois prémios de renome internacional na área da arquitetura. Além da visibilidade que nos trazem, vamos ter oportunidades excelentes de networking na nossa área nestes eventos internacionais.”, afirma Tiago Sá, fundador do SaStudio.

Esta é a primeira nomeação para prémios internacionais da startup da UPTEC. O SaStudio está nomeado para os prémios internacionais do World Architecture Festival e venceu o Bronze nos WAN Awards.