Seyedehsahar Seyedbarhagh: “O debate com investigadores enriqueceu a minha experiência”

Na UPTEC, temos as portas abertas para novas ideias, inovação, desafios e destacamentos. Damos as boas-vindas a startups, grandes empresas, universidades e centros de todo o mundo. Seyedehsahar Seyedbarhagh, da Universidade de Vaasa, um dos parceiros da UPTEC na comunidade OpenInnoTrain, é a próxima entrevistada de “Open Doors“, e irá partilhar a sua experiência de três meses na UPTEC e as principais razões para se juntar ao nosso ecossistema.

Seyedehsahar Seyedbarhagh (5)

Seyedehsahar Seyedbarhagh || Investigadora de Doutoramento na Universidade de Vaasa, Finlândia

Universidade de Vaasa || Finlândia || 5618 Estudantes e 611 Funcionários

Universidade de Vaasa: Uma universidade com coração


Fala-nos um pouco sobre o seu projeto de investigação.

O meu nome é Seyedehsahar Seyedbarhagh e sou investigadora de doutoramento em Ciências Técnicas na Universidade de Vaasa, na Finlândia. A minha investigação foca-se na engenharia eléctrica, em particular nos sistemas de energia. Estou interessada nas técnicas de otimização aplicadas a vários aspectos, como veículos eléctricos, armazenamento de energia, micro-redes e gestão da procura.

Seyedehsahar Seyedbarhagh (1)

Porque é que escolheste a UPTEC para prosseguir o teu projeto de investigação?

Escolhi vir para a UPTEC para continuar o meu projeto de investigação devido ao seu alinhamento com os objetivos do projeto OpenInnoTrain, uma iniciativa da União Europeia que visa estabelecer uma ponte entre o meio académico e a indústria. Uma vez que as empresas da UPTEC estão muito viradas para as “Tecnologias Limpas”, que se cruzam com os meus interesses de investigação, considerei que era a oportunidade ideal para testemunhar, em primeira mão, a forma como as descobertas académicas podem ser aplicadas em contextos industriais. A reputação da UPTEC como parceiro líder no projeto OpenInnoTrain solidificou ainda mais a minha decisão.

Seyedehsahar Seyedbarhagh (2)

Que expectativas tinhas antes de começares a tua experiência aqui no Porto?

Antes de iniciar o meu destacamento no Porto, esperava participar em muitas reuniões com especialistas em sistemas energéticos e baterias para compreender as tendências atuais e os principais desafios do sector. O meu objetivo era obter informações que pudessem servir de base à minha investigação e, potencialmente, identificar áreas em que os meus conhecimentos pudessem contribuir para responder às necessidades do sector.

E cumpriste essas expetativas?

As minhas expectativas foram amplamente satisfeitas durante a minha estadia no Porto. Tive reuniões produtivas com cientistas e investigadores, facilitadas pelo Raphael Stanzani da UPTEC, que me proporcionaram conhecimentos valiosos sobre as necessidades da indústria. Além disso, a participação em workshops e eventos revelou-se bastante frutífera para alargar a minha compreensão relativamente a outros tópicos relevantes da atualidade.

Seyedehsahar Seyedbarhagh (6)

Conseguiste estabelecer alguns contactos dentro da área?

Sim, permitiu-me conhecer outras partes interessadas do ecossistema local, em particular nos sectores do armazenamento de energia e das tecnologias limpas. Estas ligações proporcionaram perspectivas inestimáveis sobre as prioridades do sector e potenciais oportunidades de colaboração.

Que aspectos do teu destacamento no Porto mais te agradaram?

Gostei imenso da minha estadia no Porto e na UPTEC. O ambiente acolhedor e de apoio, aliadas à oportunidade que tive em trabalhar num modo híbrido tornaram a minha experiência excecionalmente positiva. Apreciei a disponibilidade dos investigadores em participar em discussões, clarificar conceitos e partilhar ideias, o que enriqueceu muito a minha experiência de aprendizagem.

Teres estado aqui no Porto vai potenciar o teu projeto de que forma?

Depois de concluir o meu destacamento no Porto, regressarei a Vaasa com conhecimentos muito valiosos que adquiri na UPTEC. Tenciono integrar estes conhecimentos na minha investigação de doutoramento, centrada principalmente no armazenamento de energia e na otimização de sistemas energéticos. Também quero ir mais a fundo em questões de investigação destinadas a minimizar as emissões através de soluções rentáveis, contribuindo, assim, para os objetivos de transição energética delineados pela UE.

Seyedehsahar Seyedbarhagh (4)

6 de maio de 2024

Share Article