Rows angaria 8 milhões de euros para acelerar expansão nos EUA e Reino Unido

Rows_ Humberto

A startup da UPTEC pretende aprimorar as funcionalidades de inteligência artificial das folhas de cálculo

A Rows, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, angariou uma ronda de financiamento de 8 milhões de euros liderada pela Indico Capital Partners. A empresa, que visa revolucionar as folhas de cálculo através da integração de inteligência artificial (IA), irá utilizar este investimento para acelerar a sua expansão nos mercados-chave, nomeadamente nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países europeus.

Fundada em 2017 por Humberto Ayres Pereira e Torben Schulz, a Rows desenvolve uma plataforma de folhas de cálculo que integra todas as funcionalidades do Excel e Google Sheets, complementadas por um layout inovador e o primeiro analista de IA do mundo. A plataforma oferece ainda integrações com diversas ferramentas usadas por analistas de marketing e negócios, incluindo Notion, Facebook Ads, Google Analytics e muitas outras.

O cofundador e CEO da Rows, Humberto Ayres Pereira, destacou a importância deste financiamento para o crescimento da empresa: “A ronda permite-nos estender o financiamento, que é mais tempo para fazer experiências e melhorar a experiência para os nossos utilizadores principais: pessoas de negócios que precisam de dados. Pensar com dados, testar os dados, fazer gráficos, hipóteses, relatórios”, afirma.

A Rows já é utilizada quase um milhão de utilizadores em todo o mundo, incluindo empresas de renome como AWS, Hewlett-Packard, Prisma Media e Mercado Livre, que valorizam a experiência de utilização da plataforma, os gráficos potentes, as integrações associadas, o copiloto de IA e as robustas funcionalidades de colaboração.

Este investimento foi acompanhado pelos anteriores investidores Cherry Ventures, Accel, Lakestar e Armilar Venture Partners. Stephan Morais, da Indico Capital Partners, sublinhou que “este é o primeiro investimento de um novo fundo da Indico de 70 milhões de euros, cujo principal subscritor é o Banco de Fomento (…) Este fundo dedica-se a empresas de software portuguesas, investimentos até cinco milhões de euros direcionados a empresas certificadas pela agência nacional de inovação com forte atividade de R&D”, destaca.

Com uma equipa de 35 pessoas, e depois deste investimento, a startup incubada na UPTEC já levantou cerca de 30 milhões de euros, desde a fundação.

29 de maio de 2024