Quatro startups da UPTEC premiadas pela Portugal Ventures
Quatro startups da UPTEC premiadas pela Portugal Ventures
A capital de risco portuguesa distinguiu a Didimo, Addvolt, Noocity e a fundadora da Corium Biotech por se terem destacado em 2022.
Didimo, Addvolt, Noocity e a fundadora da Corium Biotech, Maria João Maia, estão entre os vencedores dos Portugal Ventures Awards. As distinções atribuídas pela capital de risco às startups da comunidade UPTEC aconteceram durante o evento PV Founders Get Together 2022.
A Didimo, startup incubada na UPTEC e spin-off U.Porto, venceu o prémio de Startup Digital & Tecnologia. A Portugal Ventures reconheceu a startup criada por Verónica Orvalho, professora da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), pela apresentação de “índices superiores de execução nas áreas críticas para o seu desenvolvimento, como a penetração em mercados internacionais e o potencial acesso a capital internacional.” Instalada na UPTEC Mar, a Didimo cria automaticamente um personagem virtual 3D a partir de uma fotografia, gerando um avatar realista em cerca de 2 minutos, uma tecnologia que pode ser usada em videojogos, social media, cinema, realidade aumentada e realidade virtual.
Na categoria de Startup Indústria & Tecnologia, a empresa vencedora é já graduada da UPTEC: a Addvolt. Este troféu distinguiu a empresa desta unidade de negócio que, nos últimos anos, apresentou um nível de execução superior nas áreas críticas do seu desenvolvimento. A Addvolt criou um sistema Plug-in Elétrico, tecnologia desenvolvida por alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e já patenteada em vários territórios, assegura a distribuição de produtos frescos e congelados sem recorrer ao uso de diesel. Além disso, é livre de emissões de CO2 e opera com baixo ruído devido à combinação de veículo a gás com o sistema de refrigeração alimentado em modo elétrico pela Addvolt.
Na área da sustentabilidade, a Noocity foi galardoada por, em 2023, ter sido a empresa do portefólio da Portugal Ventures que mais contribuiu para a problemática da sustentabilidade. Instalada na UPTEC Baixa, a Noocity cria hortas comunitárias em espaços públicos ou privados, com a preocupação de promover a transição ecológica. Desenvolve um equipamento técnico inteligente para uma instalação da horta “chave-na-mão”, num conceito que se aplica a empresas, escolas, condomínios, hotéis e muito mais.
Já o prémio de empreendedor foi atribuído à fundadora da Corium Biotech, Maria João Maia, sendo este o reconhecimento conferido à CEO do portefólio de empresas da Portugal Ventures que se destacou em 2023 pela sua capacidade de liderança. A spin-off U.Porto – também incubada na UPTEC – produz couro real em laboratório, isto é, quimicamente igual ao couro que se obtém nos processos tradicionais, mas de forma ecológica, sustentável e sem dano para os animais. Maria João Maia, alumni da Faculdade de Farmácia da U.Porto, é doutorada em Interações Celulares e Moleculares e acredita que “as gerações mais novas não vão olhar apenas para o preço, por isso não vão comprar algo que tenha causado sofrimento animal ou impacto negativo no ambiente”.
Portugal Ventures Awards: um reconhecimento às startups
Os Portugal Ventures Awards têm como objetivo distinguir as startups que se destacaram nas diversas categorias durante o ano em questão. Na sua 5ª edição, este prémio que dá destaque a onze categorias, conta com quatro vencedores das startups incubadas e graduadas da UPTEC distinguidas nas categorias Startup Digital & Tecnologia, Startup Indústria & Tecnologia, Empreendedor e Sustentabilidade.
Para determinar os vencedores a Portugal Ventures contou com a colaboração de um conjunto de personalidades que trabalham diariamente no ecossistema empreendedor: António Grilo, Agência Nacional de Inovação, Luis Guerreiro, IAPMEI, Pedro Silveira, AICEP, Carlos Abade, Turismo de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, Startup Portugal, Conceição Zagalo, GRACE, Cristina Campos, Investidora, Marcelo Lebre, Remote, Isabel Neves, Investidora e Vanda Jesus, iCapital.
19 de dezembro de 2023