Projetos de empresas da UPTEC captam financiamento europeu

Projetos de investigação com a participação da SiliconGate, startup incubada na UPTEC Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e da BIOFABICS, uma empresa graduada da UPTEC, acabam de receber financiamento europeu, de entre de mais de 400 candidaturas.

A SiliconGate, BIOFABICS, STEMMATTERS e I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde fazem parte dos quatro projetos de inovação e investigação nacionais escolhidos pelo programa Pathfinder Challenges — uma iniciativa do Conselho Europeu de Inovação — e que totalizam um financiamento de 2.9 milhões de euros.

O projeto UPSIDE — terapia personalizada com ultrassom especializado para o tratamento da depressão — conta com a participação da SiliconGate, enquanto a BIOFABICS, empresa graduada da UPTEC, integra o FUROID — um projeto que investiga a produção contínua de folículos capilares, pelos e lã artificial utilizando a tecnologia FUROID e HAROID.

O Pathfinder Challenges é um concurso de financiamento, que tem o objetivo de desenvolver avanços em ciência e tecnologia e revolucionar campos de investigação e mercados através da realização de soluções tecnológicas inovadoras.

O Conselho Europeu de Inovação apoia projetos que exploram diferentes temas: a consciencialização (na área de Inteligência Artificial), ferramentas para medir e estimular a atividade no tecido cerebral, tecnologias emergentes em terapia celular e genética, novas rotas para a produção de hidrogénio verde e a engenharia de materiais vivos.

O Pathfinder Challenges — instrumento de financiamento do Conselho Europeu de Inovação — selecionou 39 projetos europeus para financiar das 403 candidaturas ao programa. A SiliconGate e a BIOFABICS fazem parte de dois dos quatro projetos portugueses que receberam um financiamento no valor de 2.9 milhões de euros.