Programa liderado pela Fraunhofer procura startups de Inteligência Artificial, Nanotecnologia e TIC

Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendem transformar as suas ideias e tecnologias em negócios, o programa AINanoTEC tem como principal objetivo apoiar a criação de startups disruptivas em Portugal. O programa é promovido pela Fraunhofer Portugal — instituto instalado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto —, em colaboração com o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA.

Este concurso destina-se a todos os que estudantes, investigadores ou empreendedores que pretendem explorar as suas ideias ou resultados de I&D nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia ou TIC, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados. As candidaturas selecionadas vão integrar o programa de forma totalmente gratuita.

Além do apoio à criação de startups, o AINanoTEC pretende, ainda, integrar os participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders; desenvolver de ferramentas para apoiar ideias e responder às necessidades dos projetos; e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências.

Com o objetivo de apoiar os participantes e os projetos, o programa disponibiliza um vasto ecossistema do qual fazem parte investidores, end-user companies, parceiros tecnológicos, coaches, e, ainda, uma rede de mentores nas mais diversas áreas, como Negócio, Finanças, Capital de Risco, Marketing Digital, Nanotecnologia, TIC, Inteligência Artificial, Ambiente, Saúde, entre muitas outras.

As candidaturas para AINanoTEC são gratuitas e decorrem até dia 3 de setembro de 2021.