“Posters of a Doctorate”: um retrato de dez anos ao serviço do design e da ciência

PhD FBAUP

Livro dá a conhecer os melhores trabalhos dos alunos do PhD em Design da FBAUP

O curso ID+/Doutoramento em Design da FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instalado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, acaba de lançar o livro “Posters of a Doctorate: PhDDesign 2016-2023+”, inserido no ciclo “UD23: Actions and Reflections on Design Research“. A obra reúne alguns dos melhores trabalhados levados a cabo pelos alunos nesta última década, uma simbiose entre design e ciência a favor da comunicação científica.

Este livro conta a história do curso através dos posters produzidos por estudantes em vários contextos de comunicação científica, sejam eles o Encontro Nacional com a Ciência e Tecnologia, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as conferências UD organizadas no âmbito do curso, os simpósios de investigação nas Universidades e no Centro de Investigação que acolhem este programa doutoral, e as apresentações individuais em conferências nacionais e internacionais.

Os posters confirmam a vitalidade da primeira década do curso e caminham numa linha ténue entre as expetativas de um cartaz científico, e as premissas da sua própria conceção. Os posters incluídos funcionam como modelos intuitivos para uma melhor comunicação científica em outros campos, e revelam, ainda, duas características nucleares do curso: a multidisciplinaridade em projetos que cruzam a investigação de Design com a Medicina, Engenharia, Antropologia, Literatura, Estudos de Género e Sociologia, entre outros; e a vocação internacional do curso, representada por autores de oito nacionalidades, entre as 20 nacionalidades que o curso tem no seu currículo.

A publicação, que conta com a UPTEC como parceiro estratégico, não inclui todas as obras produzidas por todos os estudantes ao longo do curso, dada a vastidão das criações, mas as 58 que estão presentes representam diferentes fases da investigação doutoral – alguns foram produzidos em fases relativamente iniciais de desenvolvimento, outros perto da sua conclusão. A diversidade que se apresenta também revela uma amplitude de momentos de maturidade da investigação, na medida em que, na publicação, os atuais estudantes comentam várias formas de considerar, analisar e utilizar esta coleção de posters como um recurso para projetos de investigação, sendo esse o objetivo da publicação: ajudar e informar as investigações.

Implementado em 2010, este programa de doutoramento conta com a colaboração dos docentes da área de Design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, dos docentes da área de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, assim como, dos investigadores do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, e já teve como Diretores do Curso Heitor Alvelos (2011 – atualmente), Joana Quental (2018 – atualmente), Francisco Providência (2012-2017) e Vasco Branco (2010-2012).

UPTEC e FBAUP: uma ligação que aproxima academia e mercado

O acolhimento do PhD em Design na UPTEC Baixa é apenas um dos exemplos da colaboração entre a UPTEC e a FBAUP, que têm apostado na aproximação da formação académica à realidade económica e social. Este trabalho colaborativo acontece, também, na unidade curricular de Gestão em Design do curso de Design de Comunicação, que incentiva os estudantes a propor, testar e desenvolver soluções no contexto empresarial, e na Pós-Graduação em Design de Interação, Web e Jogos da FBAUP.

Para reforçar esta colaboração, em julho de 2023, a UPTEC e a FBAUP formalizaram a renovação da sua parceria, num momento solene que contou com a presença da Diretora Executiva da UPTEC – Negócios, Maria Oliveira, e com a Diretora da FBAUP, Lúcia Almeida Matos.

protocolo FBAUP

9 de novembro de 2023