Portugal Ventures investe em startups da UPTEC: SpaceO e Windcredible

João Pedro Loureiro, fundador da SpaceO, e Filipe Fernandes, fundador da Windcredible.

OOO_Filipe Fernandes 003

A Portugal Ventures anunciou o leque de seis empresas selecionadas para receber financiamento e, entre elas, estão duas empresas incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto: a SpaceO e a Windcredible. A Portugal Ventures irá investir 100 mil euros por projeto.

Este investimento surge da participação no CALL INNOV-ID de 2023, onde a SpaceO e a Windcredible foram duas das 85 candidatas desta edição, provenientes da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures, na qual se inclui a UPTEC.

O destino deste financiamento passa por fazer crescer equipas, acelerar produção ou proteger a propriedade intelectual.

A SpaceO está focada em soluções para manter o espaço limpo e na remoção de satélites após o final da sua vida operacional. Atualmente, estão a desenvolver um dispositivo insuflável para gerar arrasto, projetado para acelerar significativamente a desorbitação de satélites, aumentando a velocidade de limpeza orbital até 10 vezes. Baseados na sua experiência, fornecem também serviços de engenharia à Agência Espacial Europeia em várias áreas tecnológicas, aproveitando as principais capacidades da sua equipa e tecnologia de ponta.

Por sua vez, a Windcredible desenvolve e produz turbinas eólicas de eixo vertical, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento. A Windcredible apresenta um design patenteado com várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, a sua compatibilidade com ambientes urbanos e a sua adequação para integração em redes inteligentes. Uma vantagem chave é a sua capacidade de gerar eletricidade de forma descentralizada, com baixos custos operacionais e requisitos de manutenção mínimos, tornando-a numa opção rentável para os clientes, especialmente quando comparadas com fontes de energia tradicionais.

Call INNOV-ID da Portugal Ventures: acesso a financiamento de capital de risco

Nas quatro edições da Call INNOV-ID, a Portugal Ventures recebeu, no total, 398 candidaturas através da sua Rede de Parceiros de Ignição, que foi criada em 2012, e conta atualmente com 127 entidades de todo o país, distribuídas por incubadoras/aceleradoras, universidades, polos tecnológicos, associações e câmaras municipais.

Do portefólio da sociedade de capital de risco já faziam parte 21 empresas com ligação à Universidade do Porto: Abyssal, Addvolt, Azitek, Bandora, Barkyn, Berd, Bioworld, Codavel, Corium Biotech, DefinedCrowd, Didimo, Doppio, Eptune Engineering, Immunethep, inSignals Neurotech, Jscrambler, Mice, Noocity, Probely, TonicApp e Wisify.

27 de dezembro de 2023