Porto: A Rising Tech and Talent Hub in Europe em discussão na UPTEC

Como é que a região do Porto está a adaptar a mentalidade para acolher centros tecnológicos, e como é que as startups e as grandes empresas podem coexistir na luta pelo talento? Estes são os dois pontos principais que serão discutidos no ” Porto: A Rising Tech and Talent Hub in Europe “. O evento, organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto em cooperação com o Portugal Tech Hub, reunirá representantes da Startup Portugal, AICEP, Câmara Municipal do Porto e Matosinhos, e da Vestas, Smartex e Talkdesk, no próximo dia 30 de Março.

Ao longo do evento – uma das quinze iniciativas organizadas para celebrar o 15º aniversário da UPTEC -, discutiremos como a região do Porto está a adaptar a mentalidade para acolher centros tecnológicos internacionais, promover a retenção de talentos de topo, e quais as práticas sustentáveis e inclusivas usadas para criar um ecossistema tecnológico próspero.

O evento será composto por dois painéis de discussão: o primeiro irá analisar as estratégias para a construção e crescimento de ecossistemas tecnológicos sustentáveis a partir das perspetivas de António Dias Martins, Director Executivo da Startup Portugal; Maria Geraldes, Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Matosinhos; Pedro Silveira, Startups e Empreendedorismo da AICEP Portugal Global e Ricardo Valente, Vereador para a Economia, Emprego e Empreendedorismo, e para as Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização da Câmara Municipal do Porto. Pedro Moura, cofundador do “Portugal Tech Hub” e “Future.Works” será o responsável pela moderação deste painel.

Já a segunda mesa-redonda explorará estratégias para as startups e os centros tecnológicos internacionais coexistirem na atração de talento. Os oradores principais neste painel serão Filipa Ferreira, Senior Director of People Portugal & Global EX at Talkdesk, Martin Kaasgaard, Coordenador da Vestas Porto, e Rita Santos, Head of People na Smartex.ai. A jornalista e produtora Rute Sousa Vasco moderará a discussão.

Portugal está entre os quinze melhores países da OCDE para atrair e reter diferentes tipos de migrantes talentosos: trabalhadores altamente qualificados, empresários estrangeiros, estudantes universitários e fundadores de empresas emergentes, entre outros. A atratividade do país, reconhecida pelos Indicadores de Atratividade de Talentos (ITA) da OCDE, leva-nos a uma discussão sobre as melhores práticas e estratégias para a construção de uma mão-de-obra tecnológica diversificada e inclusiva.

Com isto em mente, a UPTEC irá organizar o “Porto”: A Rising Tech and Talent Hub in Europe“, uma iniciativa que visa reunir líderes da indústria, startups, municípios, e representantes governamentais para explorar os últimos desenvolvimentos e oportunidades na indústria tecnológica portuguesa.

O evento – gratuito e aberto ao público – terá lugar a 30 de Março, na UPTEC Asprela I (Rua Alfredo Allen, Porto). As inscrições devem ser feitas aqui.