Filipe Pereira || Cofundador e CTO
Airport.AI || 6 colaboradores @Portugal
A Airport.AI é uma empresa de customer service automation para a indústria de viagens aéreas.
Por que é que a Airport.AI veio para Portugal?
Ao longo de minha carreira na Europa e na Ásia, sempre tive a ambição de voltar para casa. O nosso rápido crescimento trouxe a oportunidade de nos mudarmos para Portugal, um país que gostamos muito, com muitos profissionais qualificados e com um cenário vibrante de startups para continuar a apoiar o nosso projeto.
Qual foi o motivo para escolher a UPTEC para instalar a Airport.AI?
A UPTEC é um conhecido polo de inovação no país. A comunidade é fantástica e o apoio que dá às startups é excelente. Além disso, eu já tinha amigos que trabalhavam em empresas da UPTEC e que não só confirmaram a minha ideia, como nos incentivaram muito a juntarmo-nos à UPTEC.
Como tem sido a experiência da Airport.AI em Portugal?
Mudamos para Portugal em fevereiro de 2020 e todos sabem o que aconteceu a seguir! Desde então tem sido um momento peculiar, mas mesmo nas atuais circunstâncias estamos muito felizes com nossa escolha e temos a certeza de que o melhor ainda está por vir.
Como surgiu a ideia para criar a empresa?
Começamos a experimentar trazer novas soluções digitais para a indústria de viagens, especialmente para as empresas mais tradicionais. A experiência e os contactos do CEO no mercado ajudaram-nos a conquistar os nossos primeiros clientes na indústria aeroportuária. Desde essa altura, permitimos que os aeroportos ofereçam um atendimento melhor e mais personalizado aos passageiros através da automação.
A que é que atribui o sucesso da Airport.AI?
O relacionamento próximo com o nosso primeiro cliente foi um fator-chave para nos permitir desenvolver rapidamente um produto que funcionou bem para aeroportos e passageiros. A experiência, a adaptabilidade à mudança e a perseverança da nossa equipa trouxeram-nos um crescimento constante e acelerado até à posição de líderes de mercado que ocupamos hoje.
Se pudesse dar um conselho a alguém que está a iniciar um negócio, qual seria?
Nunca pares de aprender. O teu desenvolvimento pessoal fica sempre contigo, não importa o que acontecer. Não desistas facilmente e como disse um dos meus autores favoritos: “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.” (Fernando Pessoa)