Microscopia digital móvel garante terceira patente no ano ao Fraunhofer Portugal AICOS

A solução desenvolvida pelo Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), Instituto de investigação instalado na UPTEC  – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto,  recebeu uma patente europeia (EP3757648A1), a terceira em 2023. Em questão, uma tecnologia móvel para adquirir e digitalizar amostras biológicas de forma automática e que poderá complementar a microscopia convencional.

UPTEC @ Web Summit

O FhP-AICOS tem vindo, desde 2013, a desenvolver tecnologia aplicada no domínio da microscopia móvel, tendo começado pela criação de uma ferramenta automatizada para apoio ao diagnóstico da Malária. A solução desenvolvida nessa altura, recorria às capacidades de computação, sensorização e atuação dos smartphones convencionais para automatizar o processo de aquisição, digitalização e processamento de amostras biológicas. A patente, agora atribuída à solução do FhP-AICOS, protege a especificação do sistema ótico e os métodos que suportam a aquisição e digitalização automática de imagens microscópicas.

Para Luís Rosado, investigador sénior no FhP-AICOS e um dos responsáveis pela tecnologia patenteada “este protótipo é uma alternativa acessível e automatizada aos microscópios convencionais, concebida para apoiar eficazmente o diagnóstico baseado em microscopia em áreas com acesso limitado a serviços de saúde. Através da utilização de uma plataforma automatizada inteiramente alimentada e controlada por um smartphone, o μSmartScope [designação interna da tecnologia] permite a aquisição autónoma de imagens microscópicas, com o objetivo de diminuir o peso do exame microscópico manual“.

“A patente agora conquistada protege a ideia incorporada neste protótipo“, esclarece o investigador. O método patenteado inclui uma câmara e um processador eletrónico de dados, com algumas características diferenciadoras como foco automatizado, aquisição de imagem automatizada e varrimento automatizado de lâminas de amostras biológicas.

A solução que começou por ser criada para apoio ao diagnóstico de Malária foi sendo adaptada e testada em diferentes contextos, nomeadamente para outras doenças tropicais negligenciadas (DTN) como doença de Chagas e Microfilária, e mais recentemente, no apoio ao rastreio do Cancro do Colo do Útero.

Luís Rosado realça que “a concessão desta patente é um marco importante que mostra como a nossa [FhP-AICOS] investigação aplicada pode resultar em tecnologias inovadoras de ponta, capazes de aplicação industrial.“ Para Paulo Torres, investigador no FhP-AICOS e outro dos inventores da tecnologia, “esta patente é o culminar de anos de investigação aplicada que realça a forma como o trabalho multidisciplinar que realizamos no FhP-AICOS pode ter um impacto significativo na vida das pessoas, em particular ao permitir expandir o diagnóstico baseado em microscopia para zonas com acesso limitado a equipamentos e recursos humanos qualificados“.

13 de novembro de 2023