Maria Maleta cria coleção de malas com matérias sustentáveis e recicláveis

A Maria Maleta, uma marca portuguesa de design de malas e acessórios, lança hoje uma nova linha dedicada à sustentabilidade, com quatro produtos totalmente vegan, com têxteis biodegradáveis e recicláveis. Incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a marca portuguesa apresenta a coleção No Season com 7 modelos criados com materiais sustentáveis e duráveis.

Criada em 2013, a Maria Maleta utiliza, desde esse momento, pele de curtimenta vegetal e o Bio couro, cujo tratamento lhes adiciona características biodegradáveis. A nova coleção da Maria Maleta utiliza também materiais reciclados, como têxteis provenientes de poliéster e plástico, pós-consumo reciclados (PES), anilina sintética 100% biodegradável, têxtil impermeável e 100% reciclável.

A integração destes novos materiais tem como objetivo conferir aos produtos uma missão ainda sustentável. “São novidades introduzidas nesta coleção, que evidenciam o conceito de economia circular que a marca tem vindo a defender. Consideramos que um dos fatores mais importante na economia sustentável, é a durabilidade dos produtos, garantidos pela qualidade da pele utilizada.”, afirma Daniela Marques, cofundadora da Maria Maleta.

Fundada por Ana Neto e Daniela Marques, a marca que produz exclusivamente em Portugal, desenvolve mochilas, carteiras e bolsas que podem ser utilizadas de várias formas pensadas para “mulheres que têm dois lados personificados”. “Esta é uma coleção anual, mas intemporal, que vem dar resposta às exigências da era moderna, ao consumo transparente, informado e consciente. O sentido estético prevalece com linhas retas e minimalistas, onde o cuidado da escolha das matérias primas é notório e a transparência da sua composição é referenciada.”, reforça Daniela.

Apologista do consumo consciente e informado, a marca criou o programa “Reuse”, onde é possível reciclar uma antiga “Maria” – ou seja, uma mala – ou até mesmo receber um vale pela devolução do produto para reciclagem.

Os preços das malas e acessórios da nova coleção vão de 73,00 a 390,00 euros e podem ser encontrados na loja online da Maria Maleta.