Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul lança campanha para ajudar portugueses a escolher o melhor peixe

O Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul, associação instalada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, lançou uma campanha com o objetivo de ajudar os consumidores a escolherem o melhor peixe na hora da compra.

A associação sem fins lucrativos tem vindo a juntar empresas de produção e distribuição às instituições de ensino e investigação. Agora, quer ajudar os consumidores finais com indicações práticas sobre como optar pelo melhor peixe, quer do ponto de vista de sustentabilidade ambiental, quer do ponto de vista da saúde e do sabor.

Alguns dos mandamentos são, por exemplo, o incentivo à compra de peixe local, nacional ou europeu e o encorajamento para um maior consumo de pescado em detrimento de outras proteínas animais. Além disso, o Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul refere, ainda, que os consumidores não devem adquirir peixe de espécies ameaçadas nem que não existam em Portugal — caso esse pescado seja capturado ou criado fora da União Europeia deve ser de origem certificada.

O Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul, associação instalada na UPTEC, criou a campanha “Os 10 Mandamentos do Pescado” para ajudar os consumidores a comprar o melhor pescado.

Os 10 Mandamentos do Pescado

1. Amar o pescado, local, nacional ou europeu, de aquacultura ou selvagem
  2. Não tomar todo o pescado de aquacultura por igual
  3. Consumir peixe de aquacultura, local e nacional, em dias de festa… e em todos os outros