Intuitivo: Plataforma digital para professores entre as 10 selecionadas para programa da Techstars

A Intuitivo, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi selecionada para participar no programa Torino Cities of the Future Techstars Accelerator. A empresa, que quer apoiar as instituições de ensino na transformação digital, vai participar na iniciativa da aceleradora norte-americana até maio.

A Intuitivo fornece uma plataforma digital dedicada aos professores que pretende auxiliar na correção de testes e exercícios. A startup terá, agora, oportunidade de interagir com mais de 100 mentores, investidores, empresas e peritos que vão apoiar na escalabilidade do negócio, vendas, relação com o cliente e acesso a financiamento. Além disso, a empresa portuense vai ainda ter a possibilidade de participar em inúmeros workshops liderados por mentores locais e internacionais.

Esta não é a primeira vez que a empresa portuense participa num programa de aceleração: no ano passado, foi a vencedora do 1º Roadshow da incubadora Demium, fundo de capital de risco mais ativo em Espanha.

Em utilização em 13 instituições de ensino, a plataforma permite, segundo João Guimarães, CEO e cofundador da Intutivo, “criar vários tipos de conteúdos, com exercícios, fichas e testes, mantê-los guardados e organizados numa base de dados centralizada, partilhá-los e colaborar com os seus colegas”.  Com o objetivo de apoiar a transformação online das escolas portuguesas, a startup proporciona uma “experiência do utilizador extremamente fácil e intuitiva” para professores e alunos, afirma o cofundador.

TechStarts em Itália já acelerou mais de 40 startups

A decorrer em Turim, o programa tem a duração prevista de 13 semanas, entre fevereiro e maio. Ao todo, foram selecionadas 10 empresas de vários países: Itália – que conta com a maioria das empresas envolvidas na presente edição –, Alemanha, França, Holanda, Reino Unido e Portugal, representado pela Intuitivo e pela Preflet, que ajuda building owners a reduzir custos de energia dos seus prédios. Nesta edição da iniciativa foram selecionados projetos a atuar em diferentes verticais: mobilidade, sustentabilidade, deep tech, logística e EdTech – onde se insere a Intuitivo.

Nos últimos três anos, a Techstars já acelerou 46 startups, que criaram mais de 400 cargos de trabalho e angariam mais de 70 milhões de dólares de financiamento. Em Itália, a iniciativa conta, também, com o apoio de parceiros como a Fondazione Compagnia di San PaoloIntesa Sanpaolo Innovation CenterFondazione CRT.

A cosmopolita Turim tem acolhido, desde a primeira edição, os programas Accelerator da Techstars, em consequência do aumento do número de startups fundadas no país e interesse dos investidores internacionais. A capital do Piemonte foi a escolhida pela Techstars por ser relativamente sustentável, possuir boa qualidade de vida e estar localizada numa região disponível para investir no progresso tecnológico.