II Encontro do Sherpa do Mar com participação da UPTEC

O II Encontro Online Universidade-Empresa, organizado pelo Sherpa do Mar — entidade da qual a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto é parceira —, tem como objetivo promover a transferência de conhecimentos no setor marinho-marítimo da região europeia. De 28 a 30 de setembro vão decorrer sessões e workshops com inúmeras personalidades ligadas à área do Mar.

No dia 29 de setembro decorre a sessão “Pesca, Aquacultura e Alterações Climáticas”, que conta com a participação de Joana Resende, Diretora da UPTEC e Pró-Reitora da Universidade do Porto para o Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento. Entre outros oradores, a sessão terá também a participação de Isabel Sousa Pinto, professora do Departamento de Biologia da Universidade do Porto.

A iniciativa acontece no âmbito do Sherpa do Mar, um projeto cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do programa de cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP). Este Projeto de Cooperação Transfronteiriça tem como principal objetivo promover a competitividade no campo marinho-marítimo da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, através da promoção de empresas de base tecnológica.

O programa transfronteiriço conta com parceiros portugueses e espanhóis. Do território nacional fazem parte CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Fórum Oceano, U.Porto Inovação e UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. Já de Espanha, integram o consórcio a Axencia Galega de Innovación, Campus do Mar, Consorcio Zona Franca de Vigo, REDE – Research group in energy, innovation and environment, Universidade da Coruña, de Compostela e de Vigo.

As inscrições para o evento são totalmente gratuitas e podem ser feitas aqui.