HypeLabs cria tecnologia que permite rastrear Covid-19 e respeita privacidade

A CovidApp, desenvolvida pela HypeLabs, permite localizar telemóveis de forma anónima e sem recurso à internet. A tecnologia criada pela startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto já está a ser utilizada em mais de 30 países.

A aplicação, criada por ex-alunos da Faculdade de Ciências da U. Porto, deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores, através de alertas, que existe probabilidade de terem estado no mesmo espaço de alguém que está infetado. A CovidApp funciona em diferentes sistemas operativos, sem necessidade de ligação à internet e com o smartphone bloqueado ou sem utilização.

Os registos dos “encontros” ficam armazenados durante 14 dias no dispositivo e apenas são enviados para um servidor central, que cruza todos estes dados e percebe se existiu algum potencial contágio. Caso exista alguma probabilidade, o smartphone emite um alerta com algumas recomendações.

A app desenvolvida pela HypeLabs utiliza, ainda, números de identificação aleatórios para cada utilizador, garantindo, assim, a confidencialidade dos dados de cada pessoa. A CovidApp não permite nenhum acesso a bases de dados, nem recolhe informações privadas dos utilizadores.

“Nunca ninguém verá as informações privadas dos utilizadores. Apenas o ID exclusivo do dispositivo é visível para as autoridades governamentais. A CovidApp pode ajudar cidades e países a reativar as suas economias o mais rápido possível”, afirma Carlos Lei Santos, cofundador da HypeLabs.

A CovidApp, aplicação desenvolvida pela HypeLabs, permite o rastreamento da Covid-19 através de um smartphone.