Hortee recebe investimento de €50,000 da maior comunidade mundial de inovação na alimentação

Ivanoel Hortee EIT Food

A plataforma online de compra de produtos locais da startup da UPTEC passa a fazer parte do programa New European Bauhaus da Comissão Europeia

A Hortee é uma das mais recentes startups a figurar no portfólio do programa EIT Catalyse New European Bauhaus (NEB) 2024, depois de ter sido investida com 50 mil euros pela EIT Food, a maior comunidade mundial de inovação na alimentação.

A startup incubada na UPTEC Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que desenvolveu uma plataforma online de compra de produtos locais, foi uma das escolhidas pelo EIT Food para figurar no lote de 28 empresas que compõe o programa de 2024 do Catalyse NEB.

Estas empresas europeias, nas quais se inclui a Hortee, estão em fase de arranque e tentam promover a mudança no clima, nas cidades, nos transportes, na indústria e nos sistemas alimentares, tendo recebido €50,000 do respetivo EIT em que participaram. Vão, agora, beneficiar de formações futuras do NEB em liderança, orientação empresarial, e acesso à maior rede de inovação da Europa.

Lançada pela Comissão Europeia no início de 2021, a New European Bauhaus é uma iniciativa ambiental, social e cultural que se orienta por valores fundamentais da sustentabilidade –  objetivos climáticos, circularidade, poluição zero e biodiversidade, da estética –  design para além da funcionalidade, qualidade da experiência, estilo de vida e bem-estar, e da inclusão valorização da diversidade, igualdade para todos, acessibilidade e acessibilidade económica.

A Comunidade EIT está numa posição ideal para apoiar a implementação do NEB, uma vez que criou o maior ecossistema de inovação da Europa, com mais de 2 mil parceiros, entre eles empresas, investigação, educação, cidades, que cooperam em mais de 60 polos por todo o continente europeu.

Ao colaborar com estes inovadores, e com a sociedade civil em geral, o programa NEB está a promover as empresas através da criação e do crescimento de startups, bem como a contribuir para a educação e a participação dos cidadãos, através das comunidades EIT Climate-KIC, EIT Food, EIT Manufacturing, e EIT Urban Mobility.

10 de maio de 2024