Fundadores da Addvolt e Smartex na lista dos jovens mais promissores da Forbes

Bruno Azevedo e Rodrigo Pires, fundadores da Addvolt,  e António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, fundadores da Smartex foram eleitos pela Forbes para o ranking dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos.

Anualmente, a Forbes distingue os jovens europeus mais promissores e voltou a selecionar empreendedores da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Na lista, a Addvolt e Smartex foram distinguidas nas categorias de Manufacturing & Industry e Social Entrepreneurs, respetivamente.

Incubada na UPTEC, a Addvolt desenvolveu uma tecnologia que permite utilizar a energia produzida pelo camião para alimentar a unidade frigorífica. A energia gerada pela travagem ou desaceleração do camião é utilizada para o sistema de refrigeração em modo elétrico, o que permite reduzir substancialmente as emissões de CO2, o consumo de combustível e a emissão de ruído.

Com atividade em Portugal, Espanha e Alemanha, a spin-off da U.Porto –  fundada por quatro alumni da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto –  também recebeu, final de 2019, um investimento de 1,68 milhões de euros do Conselho Europeu de Inovação.

A Smartex, empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, criou uma tecnologia de visão computacional que deteta defeitos em têxteis em fase de produção.  Fundada por três alumni da Faculdade de Ciências (FCUP), a startup criou uma solução que reduz os defeitos de produção para perto de 0%, diminuiu o desperdício e a produção têxtil defeituosa, assim como, aumenta a competitividade e qualidade da indústria.

A spin-off da U.Porto já passou por programas de aceleração em Shenzhen (China) – onde angariou 220 mil euros de investimento – , Sillicon Valley (EUA) e Amesterdão (Países Baixos). No final do ano passado, o Conselho Europeu de Inovação atribuiu-lhe uma subvenção ligeiramente superior a um milhão de euros e um investimento em capital próprio de 1,37 milhões de euros.

Este ano, Portugal tem a maior representação de sempre no ranking dos jovens europeus mais promissores com 30 anos ou menos, com 10 portugueses listados.  Já em 2019, Tiago Sá, um dos fundadores da Wisecrop –  empresa incubada na UPTEC –  foi eleito na categoria de empreendedores sociais. No ano de 2017, foi a vez de Miguel Santo fundador da Uniplaces, empresa graduada da UPTEC, a integrar a lista na secção de tecnologia.