Fraunhofer vai atribuir 9 mil euros a trabalhos de investigação com visão sustentável

Estão abertas as candidaturas à 13ª edição do concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge, sob o mote Think Technology. Design the Future. A iniciativa da associação Fraunhofer Portugal, instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, volta a premiar as melhores ideias/projetos de investigação, baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas.

Este ano, o Fraunhofer Portugal Challenge vai distinguir as ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos. A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável são desafios urgentes. A ciência e a tecnologia destacam-se como os principais aliados dos candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge na procura de contributos para estes desafios.

O objetivo deste concurso é distinguir os melhores trabalhos de investigação com utilidade prática desenvolvidos em Portugal. Trata-se de um concurso de ideias, organizado anualmente pela associação Fraunhofer Portugal, dirigido a estudantes e investigadores de todas as universidades portuguesas. As ideias a concurso devem contemplar uma vertente prática, ou seja, devem ser orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

As melhores ideias de base tecnológica e focadas em soluções sustentáveis para os desafios mais prementes nas áreas da produção e da indústria, da agricultura, da gestão de recursos naturais ou da promoção do bem-estar vão ser galardoadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas (seis no total). O valor global dos prémios científicos é de 9 mil euros.

As candidaturas estão abertas e podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt, até dia 31 de Julho. Serão aceites candidaturas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022.

Share Article