Fraunhofer Portugal Challenge premeia investigação para a Sustentabilidade

Ideias inovadoras que podem dar origem a soluções tecnológicas com utilidade prática e de impacto para a sociedade. Este é o foco do Fraunhofer Portugal Challenge, um concurso de ideias do instituto de investigação instalado na UPTEC que vai premiar as melhores propostas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas.

Nesta 12ª edição, o concurso irá distinguir ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos. A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável são desafios urgentes. As candidaturas ao Fraunhofer Portugal Challenge decorrem até dia 31 de julho.

Inovação e Sustentabilidade dão o mote ao Fraunhofer Portugal Challenge 2021, concurso que pretende distinguir os melhores trabalhos de investigação com utilidade prática desenvolvidos em Portugal. Organizado anualmente pela associação Fraunhofer Portugal, o concurso é dirigido a estudantes e investigadores de todas as universidades portuguesas, que desenvolvam ideias com uma vertente prática, ou seja, orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

O concurso vai premiar as melhores propostas que abracem as ideias de base tecnológica e focadas em soluções sustentáveis para os desafios mais prementes nas áreas da produção e da indústria, da agricultura, da gestão de recursos naturais ou da promoção do bem-estar. No Fraunhofer Portugal Challenge 2021 serão premiados três finalistas de cada uma das categorias: Mestrado e Doutoramento (seis no total). O valor global dos prémios científicos é de 9 mil euros.

As candidaturas podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt, até dia 31 de julho de 2021. Serão aceites candidaturas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática, através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a missão da Fraunhofer Portugal: desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações.