Fraunhofer Portugal AICOS lança formação especializada em Inteligência Artificial

O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), instalado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em colaboração com o centro alemão Fraunhofer Institute for Intelligent Analysis and Information Systems (IAIS), lança um programa de formação certificado em Data Scientist Specialized in Data Analytics.

Ciente do enorme valor potencial da Inteligência Artificial (IA) e, simultaneamente, da falta de profissionais qualificados na área, o centro de investigação sediado na UPTEC e o seu centro sediado na Alemanha decidiram aplicar a sua experiência de mais de 12 anos neste programa, com o objetivo de fornecer o conhecimento e as ferramentas para criar, planear e implementar soluções de IA bem-sucedidas.

O compromisso do FhP-AICOS prende-se com a colocação da IA ao serviço das pessoas, com o desenvolvimento de soluções responsáveis, confiáveis e com um impacto positivo na sociedade.

A primeira edição do curso inicia-se em março e, através de um conjunto de sessões de formação e workshops práticos, pretende dotar os formandos de vários conceitos e técnicas especializadas. O curso tem a duração de 24 horas, distribuídas por 16 módulos e pode ser acompanhado tanto presencial como remotamente.

Este programa foi pensado para trabalhadores da área técnica e especialistas de empresas que enfrentam os desafios da digitalização, especialmente Gestores de Dados que pretendam aprender a descrevê-los de forma eficaz e integrada e Analistas de Dados que desejam conhecer ferramentas de Aprendizagem Automática para desenvolver modelos preditivos, de forma a detetar tendências nos dados, fazer previsões e categorizações que permitam suportar decisões.

O conhecimento científico do FhP-AICOS, nomeadamente em Sistemas Inteligentes, conta com a contribuição de uma equipa de investigadores com elevado conhecimento em áreas como Processamento de Sinal e Imagem e Aprendizagem Automática (também conhecida como Machine Learning), as áreas nucleares necessárias para desenvolver sistemas com a capacidade de perceber, analisar e suportar a tomada de decisões.

A associação instalada na UPTEC têm vindo a desenvolver, em projetos nacionais e internacionais, soluções inovadoras com Visão Computacional (na Cloud e no Edge), Inteligência Embebida e Fusão de Sensores, Sistemas Cognitivos e Redes Neuronais (Deep Learning), e Modelação Preditiva e de Recomendação. Os seus investigadores são autores de publicações científicas relevantes em tópicos relacionados com Inteligência Artificial.

Futuras edições do Data Scientist Specialized in Data Analytics, outros cursos e workshops podem ser consultados neste link.

Share Article