Fabrizio Del Maffeo da Axelera AI: “É preciso ser um pouco louco se quisermos mudar o mundo”

Na UPTEC acolhemos não só as startups mais recentes, mas também empresas grandes e estabelecidas. Este mês, no “Open Doors”, apresentamos Fabrizio Del Maffeo da Axelera AI que escolheu a UPTEC por incorporar a colaboração, criatividade e espírito de inovação desejados num hub

Axelera AI Fabrizio DelMaffeo

Fabrizio Del Maffeo || CEO and Cofundador
Axelera AI || 150 funcionários

A Axelera AI é uma empresa com sede nos Países Baixos que fornece as soluções mais poderosas e avançadas do mundo para IA “at the edge”. A plataforma revolucionária Metis™ AI – uma solução holística de hardware e software para interferência de IA “at the edge” – permite que os aplicativos de visão computacional  tornem-se mais acessíveis, poderosos e fáceis de usar.

Olá, Fabrizio! Fale-nos sobre si e a sua empresa.

Fabrizio Del Maffeo, CEO e cofundador da Axelera AI, uma startup de rápido crescimento com mais de 150 pessoas. Desenvolvemos uma tecnologia revolucionária projetada para acelerar as cargas de trabalho de Inteligência Artificial.

Porque é que a Axelera AI veio para Portugal?

Escolhemos Portugal pelas pessoas excecionais e talento notável, e pretendemos continuar a nossa expansão aqui.

O que o levou a escolher a UPTEC para desenvolver a sua empresa?

A nossa equipa procurou mais do que um espaço de coworking; Estávamos à procura de um centro que incorporasse a colaboração, a criatividade e o espírito de inovação presencial — um lugar que nos permitisse expandir com sucesso a nossa equipa. A UPTEC fornece todos esses recursos e muito mais. A decisão de se instalar lá foi óbvia, graças às suas excelentes instalações, que nos oferecem a flexibilidade de começar com um espaço de coworking e a opção de crescer no nosso próprio espaço de trabalho dedicado. A localização estratégica também foi um fator chave na nossa decisão. A forte parceria com a Universidade do Porto, e com a FEUP em particular, é o principal catalisador para atrair mais talento para a nossa equipa.

O que achas da experiência da Axelera AI em Portugal?

Até agora, tem sido ótimo; temos uma equipa totalmente empenhada de colegas apaixonados que nos ajudam a concretizar a nossa visão de democratizar a IA, fornecendo uma tecnologia poderosa e acessível que pode desencadear uma nova onda de inovação.

Como surgiu a ideia/conceito da Axelera AI?

Trabalhei durante 15 anos no domínio da computação embarcada e da Internet das Coisas, abrangendo várias funções. Durante o meu último ano no grupo Asus – em 2019 – vi uma necessidade crescente de uma tecnologia acessível e poderosa capaz de processar eficientemente os dados criados a partir de todos os dispositivos ao nosso redor, como carros, robôs, drones, equipamentos médicos e sistemas de segurança. Decidi projetar e entregar algumas soluções baseadas no Intel Movidius Myriad X, mas ficou claro que o mercado precisava de algo mais poderoso e utilizável. Com isso em mente, decidi mergulhar a fundo em toda a tecnologia mais recente, lendo vários artigos e entrando em contato com os autores. Após um ano e meio, juntamente com o nosso CTO e 16 mentes brilhantes, fundamos a Axelera AI, uma empresa com um produto no mercado, forte tração de clientes e mais de 150 pessoas em 15 países europeus, crescendo para 200 nos próximos meses.

A que atribui o sucesso da sua empresa?

Eu não considero a Axelera AI uma empresa de sucesso, mas uma empresa com boas chances de sucesso. Tenho de elogiar uma equipa de colegas extraordinários por todas as nossas conquistas até agora.

Se tivesse um conselho para quem está a começar, qual seria?

Se alguém tem a ambição de construir uma empresa que pode ter um impacto significativo, tenha em mente que será um caminho difícil, com descidas até o momento do desespero e subidas até momentos de pura alegria. É uma grande jornada, mas precisa de grandes sacrifícios. É preciso ser-se forte e entender que o fracasso é o café da manhã durante muito tempo. É preciso ser um pouco louco se quisermos mudar o mundo; devem permanecer fortes e famintos durante toda a jornada. E nunca, nunca desistir: se cair, é levantar e seguir em frente. E se realmente for falhar, tente fazê-lo rapidamente; tente validar o seu plano de negócios o mais rápido possível para não perder mais tempo e energia. E relaxe, por trás de milhares de fundadores bem-sucedidos estão milhares de fracassos.