ExplorerLab procura jovens empreendedores para resolverem os desafios dos ODS

Estão abertas as candidaturas para o ExplorerLab, um programa gratuito que decorre em 5 países e pretende incentivar jovens a apresentarem ideias de negócio que contribua para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa, promovida pelo Banco Santander, com a coordenação do Centro Internacional de Empreendedorismo do Santander (CISE), conta com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Direcionado para jovens talentos dos 18 aos 31 anos, o ExplorerLab vai apoiar 225 projetos da Argentina, Chile, Espanha, México e Portugal. Durante 12 semanas, os jovens empreendedores vão ter a oportunidade de receber formação –  através de uma plataforma digital interativa –, mentoria e acompanhamento.

O programa pretende, assim, dotar os jovens de ferramentas essenciais para a construção e validação de uma ideia de negócio sólida, viável e sustentável que contribua para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apresentados pela Organização das Nações Unidas.

A UPTEC é um dos centros do ExplorerLab, onde os jovens empreendedores encontram o espaço ideal para desenvolverem e validarem as suas ideias de negócio.  Inserido num centro de inovação multidisciplinar, este espaço de encontro usufrui da ligação a uma comunidade de mais de 180 projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias.

O ExplorerLab é uma iniciativa realizada por meio do Santander X, a maior comunidade global de empreendedorismo universitário e oferece aos jovens de todo o mundo acesso a diferentes iniciativas promovidas pelas universidades num ambiente digital, aberto e colaborativo.

Após a primeira etapa de formação e pré-incubação, os projetos serão avaliados e os melhores serão premiados com a experiência ‘Explorer in Residence’, onde podem beneficiar de consultoria em diferentes áreas de negócios, ligações internacionais e apoio nas campanhas de comunicação e marketing.

Apenas 225 projetos, dos cinco países, terão acesso nesta fase de digitalização e expansão internacional da maior comunidade Empreendedorismo universitário global. As candidaturas podem ser realizadas aqui, até 13 de fevereiro.