Estúdio de arquitetura CREA está a renovar o Estádio Universitário do Porto

A CREA, empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, está a reabilitar o Estádio Universitário do Porto, que se torna septuagenário neste ano. O estúdio de reabilitação e arquitetura está responsável pela recuperação do edifício da bancada do estádio e pela criação de dois edifícios novos, onde estará localizada a sede do CDUP – Centro Desportivo da Universidade do Porto.

André Camelo, fundador da CREA.

Localizado em plena quinta do Campo Alegre, o estádio universitário foi inaugurado em 1953 e intervencionado, numa primeira fase, em 2019.  Este primeiro período de melhoria, centrado nas condições do relvado, foi efetuado sem que neste tenha havido intervenção por parte da CREA. O equipamento complexo apronta-se, agora, para uma segunda fase de reabilitação que será completamente desenvolvida pelos arquitetos instalados na UPTEC.

Esta recuperação terá como fim regenerar não só a bancada – na qual a CREA prevê a introdução de assentos suficientes para 540 pessoas – , mas também o complexo desportivo integralmente. A empresa deseja edificar coxias para suportarem e servirem estes novos bancos. Nos níveis interior e inferior à bancada, vão ser posicionados os lugares de apoio à realização dos demais jogos e eventos de modalidade desportiva.

Neste sentido, a CREA projetará balneários e vestuários, tendo em conta as capacidades de cada local e as dimensões que estes podem ocupar no complexo desportivo. Estes compartimentos, particularmente concebidos para as necessidades dos atletas, passarão pela reconstrução de equipamentos e infraestruturas já obsoletas.

A construção de dois novos edifícios também está contemplada no programa de reabilitação. No alinhamento longitudinal da bancada já existente e a partir dos topos, um destes novos edifícios acolherá a sede do CDUP – Centro Desportivo da Universidade do Porto. A outra nova obra, por sua vez, funcionará como estabelecimento de apoio. Como o público-alvo desta reabilitação é o conjunto de estudantes que desejam usufruir deste espaço para prática desportiva, o estabelecimento de apoio será dotado de amplas salas de reuniões e gabinetes, já que que os arquitetos pretendem que seja o local onde a comunidade estudantil será recebida.

Reabilitação reconhecida além-fronteiras

Fundada em 2014, na UPTEC, a CREA tem dirigido intervenções na área do edificado, como a habitação, técnicas de restauro de monumentos, criação de parcerias e a reabilitação dos equipamentos diversificados.

Para André Camelo, fundador da CREA, desde cedo foi clara a área de intervenção da empresa, já que pretendiam complementar os projetos com “construção nova e explorar esta relação entre o novo e o pré-existente.” Uma abordagem de reabilitação influenciada pela forma como se olha para os espaços, fator que “marca de forma decisiva todo o processo”. É, por isso, que durante a visita aos edifícios “nós estabelecemos uma relação progressiva de intimidade e, a partir daí, através da nossa forma de olhar, encontramos os aspetos que queremos melhorar e sublimar.”, destaca o arquiteto.

A empresa da UPTEC já foi reconhecida com inúmeras distinções: Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (2017); 100 Melhores Casas do Ano (2018) e Dezeen Awards Longlist (2019). A aliar a estes reconhecimentos, somam-se o restauro de importantes edifícios como a Casa Heróis de África, o grandioso Salão Árabe no Palácio da Bolsa, a Escola de Bom Sucesso, a sede da Santa Casa da Misericórdia do Porto e a emblemática Pérgola da Foz. A esta lista de projetos já concretizados, junta-se, agora, o Estádio Universitário do Porto.