Empresas da UPTEC doam mais de 150 viseiras de proteção para profissionais de saúde

Biofabics, Everythink e Fraunhofer, empresas instaladas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, estão a produzir viseiras de proteção para os profissionais de saúde. No total, estas empresas já doaram mais de 150 viseiras de proteção individual para unidades de saúde como o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital da Luz (Arrábida), IPO Porto ou USF Matosinhos.

As viseiras de proteção são criadas com recurso a equipamentos próprios de fabricação aditiva – impressoras 3D –, e com folhas de acetato, que são facilmente substituíveis.

No cowork laboratorial da UPTEC, a Biofabics já produziu mais de 100 peças. Em poucos dias, e depois de um anúncio online, a empresa “recebeu mais de 2000 pedidos, oriundos de todo o tipo de unidades de saúde do país.”, adianta Pedro Costa, CEO da startup.

A Biofabics é uma empresa de investigação e desenvolvimento especializada em análogos de biotecidos 3D, que fornece soluções de nova geração para o estudo, mimetização, reparação e substituição de tecidos e órgãos.

Já no Gabinete de Desenvolvimento de Produto da UPTEC, a Everythink já criou mais de 30 viseiras, doadas ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital da Luz (Arrábida) e USF Matosinhos.

A Everythink é um estúdio de design com a missão de criar conceitos, produtos e serviços que impactem de forma positiva a vida das pessoas e que a tornam mais fácil e feliz.

O centro de investigação Fraunhofer AICOS, instalado na UPTEC desde 2009, está também empenhado em ajudar a dar resposta à escassez de equipamento de proteção individual. Só numa primeira fase, o centro vai doar 50 viseiras ao IPO Porto.

Referência no meio científico e tecnológico, a Fraunhofer AICOS atua em diversas áreas como, por exemplo, na saúde, na qual tem vindo a desenvolver vários projetos, inclusivamente com protótipos desenhados e fabricados internamente, utilizando impressoras 3D, no contexto da fabricação digital.