Empresas da UPTEC com 284 milhões de euros de impacto no PIB

As empresas da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto registaram, em 2019, um impacto económico de 284 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB), segundo estudo supervisionado pela Faculdade de Economia da U. Porto. Além disso, a atividade das empresas da UPTEC foi também responsável pela criação de 6 464 postos de trabalho.

“A UPTEC destaca-se como um importante agente de inovação, de empreendedorismo e de emprego qualificado na região Norte de Portugal e como interface entre o meio universitário e o meio empresarial”, sublinha o estudo, que estimou os efeitos diretos, indiretos e induzidos gerados sobre a economia ao nível do PIB, do emprego, das remunerações e das receitas fiscais.

No ano de 2019, estima-se que as 176 empresas em análise — 119 instaladas e 57 graduadas — geraram um impacto no PIB de 284 milhões de euros e que a sua atividade foi responsável pelo emprego de 6 464 postos de trabalho, que auferiram 253 milhões de euros em remunerações, tendo gerado 49 milhões de euros em receitas fiscais para o Estado.

As 176 empresas analisadas — de um total de 260 instaladas e graduadas — geraram um volume de negócios de 135 milhões de euros, sendo que 74 milhões de euros diziam respeito às exportações, representando, assim, 55% do volume total de negócios.

O estudo supervisionado  pela Faculdade de Economia da U. Porto utiliza a metodologia baseada na análise input-output, que afere o impacto direto, indireto (gerado pelo fornecimento de bens e serviços que são consumidos ou colocados à disposição pelas empresas) e induzido (decorre da atividade económica associada às despesas de consumo dos colaboradores da comunidade UPTEC) na Economia nacional.

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto foi criada em 2007 e, desde então, já apoiou mais de 630 projetos e graduou 86 empresas. Segundo o estudo apresentado, em 2019, a UPTEC registou um impacto económico de quase 300 milhões de euros.