Empresa da UPTEC vence prémio internacional de design

A Everythink — empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto — desenvolveu, no âmbito de um projeto do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, o Robô Weta e venceu mais um IF Design Award, um dos mais prestigiantes prémios internacionais de design.

Esta nova tecnologia, com design concebido pela empresa incubada na UPTEC, surgiu para responder às necessidades de movimentação nas vinhas de montanha, apresentando capacidades de executar tarefas de monitorização, pulverização de precisão, monda e colheita seletiva em contexto de culturas permanentes e arbóreas. Sendo uma tecnologia de automação de processos com altos níveis de precisão, pretende-se que possa reduzir significativamente o uso de produtos fitofármacos e aumentar a qualidade do trabalho em contexto de agricultura.

O iF Design Award é um reconhecimento de design internacional, atribuído desde 1953. Lançada na Alemanha, esta iniciativa permite conferir às tecnologias um selo de qualidade denominado iF, que significa “bom design para consumidores e comunidade especializada”. Este projeto é de particular interesse para PME’s e startups, em geral alvo de limitações no que respeita ao desenvolvimento de plataformas robóticas, uma vez que se trata duma solução desenhada para que possa ser adquirida e produzida facilmente por pequenas empresas que queiram entrar no mercado com uma solução robótica para agricultura de precisão.

 

Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC responsável por este projeto, destaca a importância de receber um prémio desta categoria. “Esta distinção premeia a qualidade dos nossos protótipos e é um selo de qualidade que podemos apresentar às empresas potenciais tomadoras destas tecnologias”, afirma.

“Para a Everythink é sempre muito especial ganharmos um iF Design Award. Trata-se de uma referência mundial no reconhecimento do design de qualidade e é um selo de qualidade para o produto que criamos. É muito importante sentirmos a importância que os responsáveis deste projeto atribuíram ao design como parte essencial para o seu sucesso. Não se trata só de criar algo com estilo, mas sim algo com preocupações ao nível da integração adequada da tecnologia, da funcionalidade, da viabilidade e da sustentabilidade.” refere Júlio Martins, fundador da Everythink.

O prémio foi entregue no dia 16 de maio, numa noite de celebração que decorreu em Berlim. Este é já o terceiro iF Design Award da Everythink, empresa da UPTEC responsável pelo design do robô, que venceu o primeiro prémio em 2018 com a criação de um violino em fibra de carbono e o segundo em 2019, com a criação do GigaRouter.

Share Article