Didimo levanta 4,4 milhões de euros de investimento

A Didimo, empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de atrair 4, 4 milhões de euros de investimento. A tecnologia que permite criar humanos digitais pode ser usada em videojogos, social media, cinema, realidade aumentada (AR) e Realidade Virtual (RV).

A DiDiMo é o primeiro e único motor que automaticamente cria um personagem virtual 3D a partir de uma única fotografia. Em apenas dois minutos, a aplicação consegue gerar um avatar realista.  A tecnologia da Didimo tem uma infraestrutura cloud automatizada que permite a qualidade, velocidade e versatilidade necessária para criar milhões de avatares. Os potenciais utilizadores podem criar os seus próprios avatares, para isso só precisam de captar uma fotografia do rosto através da aplicação Didimo Xperience (Android ou iOS).

Com este investimento, a spin-off da U.Porto vai reforçar a equipa e chegar aos 40 colaboradores, começar a vender a tecnologia para o mercado internacional e, até ao final do próximo ano, apostar no mercado da saúde. O fundo português de investimento é composto pela Portugal Ventures, Farfetch, Bynd Venture Capital, Beta-i e a LC Ventures.

Fundada por Verónica Orvalho, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a empresa já conta com 22 colaboradores no total dos escritórios de Leça da Palmeira, Vancouver (Canadá) e Londres (Reino Unido). O investimento vai servir, também, para duplicar a equipa e contratar novos talentos, essencialmente na área da tecnologia.

Recorde-se que, em 2016, a Didimo participou no TechStars Londres. Em 2017, Verónica Orvalho recebeu um prémio de 47 mil euros no concurso internacional Women Startup Challenge, que aconteceu na sede da Google, em Nova Iorque. Já este ano, a startup obteve um financiamento de 1.86 milhões de euros, ao abrigo do programa SME Instrument da Comissão Europeia.

Share Article