Dois estúdios de arquitetura da UPTEC entre os 40 mais promissores da Europa

Diogo Aguiar (Diogo Aguiar Studio) e Filipa Frois Almeida+Hugo Reis (FAHR 021.3) estão entre os jovens arquitetos e designers emergentes da Europa como menos de 40 anos. Os fundadores dos estúdios de arquitetura, instalados na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto integram a lista de vencedores do concurso internacional “Europe 40 Under 40”.

Criado pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies e pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design., o Prémio Europeu de Arquitectura “Europe 40 Under 40 pretende destacar e identificar a próxima geração de arquitetos e designers que terão impacto nos futuros ambientes de vida e trabalho, cidades e áreas rurais.

O Diogo Aguiar Studio foi premiado pelos trabalhos “Start”, instalação é construída a partir da subdivisão de um icosaedro, em vinte partes iguais, “Serralves Garden Pavilion”, um pavilhão circular construído em quatro níveis de tábuas verticais de madeira e “House over the hills”, uma construção modular de madeira integrada com a natureza.

Já a FAHR 021.3 foi distinguida pelos projetos “LOOP”, uma intervenção circular de betão que se encontra no jardim do UPTEC Asprela I e que simboliza o 10º aniversário do Parque, “Metamorfose”, uma instalação temporária e provocativa, uma rede digital que fecha e controla uma ruína no centro da cidade do Porto, e “Space Iconic Bowie”, um espaço de exposições temporárias criado para receber fotografias de David Bowie.

Os 40 arquitetos e designers de 2018 foram selecionados por um júri composto por alguns dos mais prestigiados académicos de arquitetura da École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Belleville (ENSAPB).

Para além do Diogo Aguiar e FAHR 021.3, foram ainda distinguidos os arquitetos portugueses Raulino Silva e Bruno André. Em 2018, Samuel Gonçalves, fundador da Summary, empresa graduada da UPTEC, integrou a lista “Europe 40 Under 40”.

Share Article