Diogo Aguiar Studio e NCREP vencem Prémios Construir

O projeto do Novo Enoturismo na Quinta da Aveleda, em Penafiel, foi distinguido nos Prémios Construir, no ramo Imobiliário da categoria “Melhor Espaço Comércio e Serviços”. O projeto foi criado por duas empresas da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto: a Diogo Aguiar Studio, na componente de arquitetura, e a NCREP, na de engenharia.

O projeto premiado da Quinta da Aveleda, uma das principais produtoras de vinho verde do país, foi desenvolvido pelo Diogo Aguiar Studio, um atelier multidisciplinar que trabalha entre as fronteiras da arte e da arquitetura e a NCREP, uma empresa que presta serviços de consultoria, monitorização e projeto no âmbito da reabilitação das construções.

Este reconhecimento, baseado na votação dos leitores e assinantes da revista, é referente à reabilitação de um antigo edifício da propriedade para a criação de um espaço de enoturismo, com a sala de provas (complementada pela copa) – numa das alas laterais –; a vinoteca e a mezzanine – no volume central –; e a loja – na restante ala lateral.

“Toda a intervenção espacial assenta no reforço da identidade do edifício, pela potenciação do seu carácter longitudinal, pela simulação de uma simetria inexistente, pela reinterpretação do seu desenho inicial, pela reintegração de elementos originários, recuperando-se a essência vernacular de uma casa de quinta e dotando, subtilmente, o edifício de novas valências, nomeadamente ao nível do conforto térmico (isolamento e AVAC) e acústico.”, refere Diogo Aguiar.

Share Article