Didimo, spin-off incubada na UPTEC, entre as 50 tecnológicas mais promissoras da Europa

Didimo, uma empresa spin-off da Universidade do Porto, atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, integra a edição deste ano da «Tech Tour Growth50», iniciativa que destaca as 50 startups tecnológicas europeias com maior potencial de crescimento.

A nomeação resulta da participação da Didimo no programa EIC Scaling Up, promovido pelo Conselho Europeu de Inovação / European Innovation Council (EIC). “É uma grande honra para a Didimo ter trabalhado neste programa da EIC com as 50 startups tecnológicas mais promissoras da Europa”, refere Verónica Orvalho, CEO da empresa.

O programa durou dois anos e a startup afirma ter aprendido e crescido muito. Dessa participação resultou ainda a atribuição, a Verónica Orvalho, do prémio Personal Engagement do EIC, um reconhecimento reservado aos fundadores que se envolveram de forma mais consistente, durante a jornada, em todo o conjunto de atividades, eventos e exercícios de planeamento estratégico.

Para a Didimo, a distinção da CEO e fundadora é o “reflexo do compromisso e motivação” que movem a empresa desde o início.

Novo ano começou com “estrondo”

Falando de planos futuros, a equipa liderada por Verónica Orvalho não hesita em afirmar que “2023 começou com um “estrondo” para a Didimo”.

A empresa está prestes a lançar o seu segundo produto e já têm um cliente líder de jogos a utilizá-lo, para que possam “chegar ao mercado mais rápido e com maior eficiência”.

Além disso, revelam estar “muito entusiasmados em compartilhar o novo produto com o mundo nas próximas semanas, continuando a transformar a forma como os criadores melhoram a qualidade e a escala dos seus jogos”.

Sobre a Didimo

Criada em 2016, a Didimo é líder no desenvolvimento de modelos digitais interativos de alta fidelidade de cada pessoa (avatares). Através apenas do upload de uma fotografia, qualquer utilizador pode criar uma personagem 3D que vai interagir nos mais variados serviços online. Tudo isso graças à tecnologia desenvolvida pela Didimo, que tem uma infraestrutura cloud automatizada, permitindo a qualidade, velocidade e versatilidade necessárias para criar os “didimos”, ou avatares em… menos de um minuto. Basta utilizar a aplicação Didimo Xperience (disponível para Android ou iOS).

A tecnologia pioneira já garantiu à Didimo projetos com a Amazon e a Sony e tem chamado a atenção de diversos fundos de investimento que têm apostado na empresa spin-off da Universidade do Porto.

Só em 2019, foram mais de 6 milhões de euros, em duas rondas (a primeira, no valor de 4,4 milhões, por um fundo português composto pela Portugal Ventures, Farfetch, Bynd Venture Capital, Beta-i e a LC Ventures; a segunda, já no final desse ano, no valor de 1,8 milhões de euros da Comissão Europeia).

Já em 2020, enfrentava o mundo a pandemia da Covid-19, a Didimo fechou novo financiamento de 1 milhão de euros numa ronda liderada pela Armilar Venture Partners. E foi esse mesmo fundo que, em 2022, garantiu novo financiamento à Didimo, desta vez de mais de 7 milhões de euros.

Com escritório-base no Porto, a Didimo está espalhada por todo o mundo, desde o Reino Unido à República Dominicana.