Dataeduc: A plataforma da escola online chega a Portugal

A Dataeduc, uma startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, desenvolveu uma plataforma online que integra todas as necessidades de uma escola. A tecnologia da startup já está presente em mais de seis mil escolas em todo o Brasil.

A plataforma permite que os alunos possam assistir a todos os conteúdos das diversas disciplinas, assim como a interação entre toda a comunidade escolar – alunos, professores, encarregados de educação, coordenadores e até a secretaria da escola. A Dataeduc é, por isso, uma ferramenta online que integra tudo o que se passa numa escola.

Os conteúdos das diferentes disciplinas – aulas em vídeo, por exemplo – podem ser inseridos na plataforma e geridos pelos professores. A solução da Dataeduc possibilita que, tanto o professor, como o encarregado de educação, possam acompanhar de uma forma muito próxima o aluno.

Numa altura em que grande parte das escolas estão fechadas, “acreditamos que o recurso de aula online será muito interessante nesse cenário [pandemia Covid-19]. A aula fica gravada, podendo ser acedida posteriormente, e o professor pode aplicar testes, passar notas, entre muitas outras possibilidades”, afirma Rodrigo Faria, cofundador da Dataeduc.

A aplicação possibilita, ainda, o envio e acompanhamento dos trabalhos de casa, a criação de fóruns para tópicos específicos, envio de outros materiais complementares – como livros, cartas ou tabelas – e esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A plataforma da Dataeduc, empresa incubada na UPTEC, permite uma integração online de todos os serviços de uma escola. Existe uma versão gratuita que está disponível para as escolas interessadas neste serviço.