Daniela Braga recebe Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano

Daniela Braga, fundadora e CEO da DefinedCrowdstartup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e antiga estudante das faculdades de Engenharia e de Letras da U.Porto, foi distinguida esta quarta-feira com a primeira edição do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, atribuído pela Startup Lisboa.

No valor de 10 mil euros, este prémio teve como objetivo premiar e apoiar empreendedores de projetos incubados na Startup Lisboa, ou com atividade no concelho de Lisboa.

Segundo o júri do galardão, “Daniela distinguiu-se pela sua capacidade de liderança na DefinedCrowd, startup que deu provas de crescimento a vários níveis: na facturação, que multiplicou por 10, e na equipa, que passou de 30 para 140 colaboradores, distribuídos por 4 escritórios em 3 continentes”.

No discurso de agradecimento, a alumna da U.Porto realçou que “a DefinedCrowd é made in Portugal. (…). Eu tenho metade da minha leadership team em Portugal, e isso quer dizer alguma coisa. E a equipa de tecnologia a produzir dados de inteligência artificial de Portugal para o mundo”.

Fundada em 2015, a DefinedCrowd recolhe e “treina dados” para criar modelos de inteligência artificial, combinando técnicas de machine learning e human-in-the-loop que ajudam a viabilizar o desenvolvimento linguístico de robôs. Aatualmente, a empresa trabalha com clientes como BMW e Mastercard, tendo já arrecadado mais de 13 milhões de euros de investimento.

A cerimónia de entrega do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2019 decorreu no Village Underground, em Lisboa, e serviu também para homenagear o ex-secretário de Estado da Indústria e primeiro diretor executivo da Startup Lisboa, falecido em março desde ano.