Cubo de cortiça da Ecocubo vai permitir pernoitar nas vinhas do Douro

A Ecocubo vai instalar, em pleno Douro Vinhateiro, um cubo de cortiça para pernoita nos socalcos das vinhas. A solução criada pela startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto é completamente desmontável, autónoma e ecológica e estará na primeira região demarcada do mundo até outubro.

Baseado no conceito de turismo sustentável, o cubo de cortiça funciona sem qualquer ligação à rede: a iluminação é feita por candeeiros recarregáveis e o wc de cortiça é completamente autónomo e ecológico, sem uso de água. Esta primeira experiência vai ser implementada na Quinta do Pôpa, em Adorigo, Tabuaço, onde os visitantes terão acesso a um local exclusivo, com uma vista de 180º do rio Douro, rodeado por vinhas.

Este cubo ecológico, feito de madeira e cortiça – um material 100% natural e português –, pretende criar uma simbiose plena entre arquitetura e natureza, entre construído e natural, integrando na paisagem uma forma pura com uma casca de árvore. O objetivo passa por possibilitar a permanência sustentável em novos lugares e criar experiências sem impacto negativo no meio ambiente e com impacto positivo na comunidade local.

“A Ecocubo promove experiências únicas de imersão sustentável na natureza e em locais inesperados. Para suportar a nossa atividade, sentimos que deveríamos criar um objeto que fosse a componente física desta experiência. Por isso, esta nova abordagem pretende criar eventos efêmeros, limitados no tempo, em locais estratégicos e pouco convencionais. Será também uma forma de promover os destinos do interior do país, longe dos locais tradicionais.”, refere António Fernandes, fundador da Ecocubo.

 

Depois da instalação de um cubo no Gerês e outro em Cabeceiras de Basto, a Ecocubo chega às vinhas do Douro com um conceito com características especiais, onde os hóspedes têm a possibilidade de fazer uma visita à quinta e uma prova de vinhos, assim como de participar nas atividades de vindima e almoço.  A experiência vai estar disponível até o final de outubro e as reservas – com preço entre 150€ e 200€/noite – podem ser feitas no website da ecocubo ou na airbnb.

Share Article