Conversor de energia das ondas inovador vence final do BluAct 2023

BluAct 2023 9

Snacks para cães e gatos à base de pescado e purificação de águas através de microalgas completam o pódio do programa organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a UPTEC

BluAct 2023 8

Conversor giratório de energia das ondas, snacks para cães e gatos à base de pescado, e processo de purificação de águas através de microalgas. São estas as ideias que conquistaram os três primeiros lugares da 3.ª edição 2023 do BluAct, o programa de apoio ao crescimento da economia azul que incentiva startups com ideias de negócio inovadoras.

O programa promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, culminou com a realização do pitch day, disputado a 13 de novembro por oito startups, no edifício da edilidade matosinhense.

O grande vencedor foi a ideia do conversor giratório de energia das ondas, economicamente viável e validado para a costa portuguesa, com base no conceito de flutuador oscilante e otimização científica. Gianmaria Giannini, investigador da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), recebeu um prémio atribuído pela empresa Indaqua-Matosinhos no valor pecuniário de 5.000€.

BluAct 2023 6

A Bake My Dog Happy, da Apetitus, alumni da Universidade do Algarve, desenvolveu snacks inovadores para cães e gatos que utilizam rejeições e subprodutos do processamento do pescado, em especial os resultantes da atividade de indústrias conserveiras do Algarve, e ficou em segundo lugar, recebendo, ainda, o valor pecuniário de 2.500€ da empresa Conservas Portugal Norte, por demonstrar ser o projeto com maior impacto na indústria conserveira, promovendo a economia circular e a sustentabilidade.

BluAct 2023 4

O terceiro classificado foi o processo de purificação de águas da Inovamulti Tech num método natural de tratamento biológico de resíduos do processo de cultivo e processamento de peixes, através do cultivo de microalgas, utilizando apenas a luz solar, e que, a par das duas outras ideias vencedoras, vão beneficiar de um ano de incubação na UPTEC Mar, poder participar no programa de aceleração de empresas promovido pela UPTEC, tendo, ainda, isenção de quota de associados da Fórum Oceano nos dois primeiros anos.

BluAct 2023 3

Este pitch-day de apresentação das ideias foi avaliado por um júri composto por representantes da UPTEC, Indaqua e Conservas Portugal Norte, e realizou-se depois das sessões de mentoria para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio e preparação da apresentação pública dos projetos, que decorreram a 9 e 10 de novembro.

Esta edição do BluAct procurava ideias e/ou projetos de negócio relacionados com a pesca, transformação, conservação e comercialização do pescado; aquacultura, bio recursos e biotecnologia azul; portos, transportes e logística; indústrias navais e energias marinhas; náutica e turismo náutico, desde que produzam efeito na economia do mar.

Para além das três vencedoras do BluAct 2023, participaram as ideias de negócio da Pinktech Plus – criação de compostos bioativos a partir de bactérias marinhas com benefícios medicinais, da Boardie – plataforma online para aluguer de pranchas de surf a escolas e lojas de surf, a produção de camarões em unidades climatizadas em sistema de matrizes reprodutoras e de engorda, um kit de limpeza oleofílico sustentável com base em novas tecnologias para a contenção de derrames de óleo, e da Mermaid’s Cellar, que pretende criar recifes artificiais para envelhecer vinho debaixo da água.

BluAct 2023 7

14 de novembro de 2023