Comunidade UPTEC une-se para apoiar a Ucrânia

Nas últimas semanas, todos temos acompanhado de perto – e com imensa tristeza – as notícias vindas da Ucrânia. Apesar da distância, todos podemos fazer algo para contribuir para minimizar esta catástrofe humanitária. Por isso, a UPTEC tem vindo a desenvolver algumas iniciativas para apoiar refugiados ucranianos e promover a integração em Portugal.

Na UPTEC, apoiamos, todos os dias, a criação de melhores negócios para um mundo melhor. Agora, é o momento de ajudarmos a criar um mundo melhor, onde também possam nascer melhores negócios, mas acima de tudo onde todos possam ter esperança e paz.

Donativos

A UPTEC convida a comunidade de empreendedores e colaboradores UPTEC e todo o ecossistema de empreendedorismo português a contribuírem para a campanha Emergência Ucrânia da UNICEF. Todos juntos podemos voltar a dar esperança ao futuro de crianças e família ucranianas.

A UPTEC está, também, a apoiar a missão das equipas da AMI que se encontram na fronteira da Moldávia e da Hungria a apoiar no acolhimento de refugiados. Estes equipas estão, também, responsáveis pela aquisição de medicamentos e bens de primeira necessidade, que fazem chegar à Ucrânia por circuitos predefinidos.

Coworking Gratuito

A UPTEC quer ser uma comunidade segura para empreendedores e startups que procurem um lugar para sediar os seus negócios em Portugal. Para ajudar nesse recomeço, a UPTEC irá disponibilizar gratuitamente – durante seis meses – espaços de trabalho, em regime cowork, para empreendedores ucranianos instalarem os seus negócios na UPTEC.

Se és um empreendedor ucraniano e procuras uma comunidade para integrar o teu negócio, contacta-nos através do apply@uptec.up.pt.

Emprego

As empresas da comunidade UPTEC estão a partilhar oportunidades de emprego em plataformas como IEFP, FuzzBoard, Porto Tech Hub e Remote Helpers.

Apoio em situações documentais e jurídicas

O IRN – Apoio do Instituto dos Registos e do Notariado disponibiliza serviços, em formato online e presenciais, para ajudar cidadãos nacionais e ucranianos a resolverem as suas situações documentais e jurídicas, individuais ou das suas empresas.

Cursos de Português para Estrangeiros

Cidadãos ucranianos (ou de outras nacionalidades) deslocados ou refugiados em Portugal podem aceder a cursos gratuitos de Português para estrangeiros:

> O IEFP está a organizar cursos de Português Língua de Acolhimento para cidadãos que podem estar já integrados na empresa.

> Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) está a dinamizar Cursos de Português para Estrangeiros (Nível A1 – Iniciação) gratuitos. A decorrer em diferentes horários, as aulas podem ser online ou em regime presencial, de acordo com o local de residência dos estudantes.