Cofundadora da Skizo nomeada Heroína pelo Oceano pelo Presidente da República

Andreia Coutinho, cofundadora da Skizo, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, foi nomeada pelo Presidente da República como um dos 13 “Heróis pelo Oceano”. A iniciativa da Presidência pretende afirmar a importância do Oceano na cultura e economia portuguesas e despertar os mais novos para as temáticas da sustentabilidade.

Criada em março de 2019, por André Facote e Andreia Coutinho, a Skizo tem como principal missão retirar plástico do oceano, transformando-o em têxtil. A marca começou a linha de produtos com o desenvolvimento de sapatilhas. Depois de já ter vendido para inúmeros países Europeus, Brasil, Estados Unidos e Canadá, a Skizo produz também máscaras de nível 2 e 3 e sacos para lavagem de roupa sintética. Desde março de 2019 já transformaram mais de 6000 kg de PET em têxtil e limparam uma área oceânica equivalente ao distrito de Setúbal, Lisboa e Porto.

Andreia Coutinho, cofundadora, esteve presente no último encontro do Programa “Heróis pelo Oceano” – no qual participou o Presidente da República –, com ela esteve também a bióloga marinha Eugénia Barroca, uma das caras da Sustainable Ocean Alliance (SOA), a maior organização mundial de juventude ligada ao oceano. Este programa decorreu entre abril e maio de 2022, no Palácio de Belém, e juntou alunos e profissionais de forma a dar a conhecer novos estilos de vida e visões sustentáveis.

Através do mote “uma garrafa de plástico de cada vez e tudo começa nos pés”, a empreendedora da startup da UPTEC chama à atenção dos consumidores, apelando para que tenham escolhas mais sustentáveis e preferência em artigos duradouros em vez de poluentes.

“Não basta limpar os oceanos. Tem de se fechar a torneira e acabar com este consumo desenfreado de produtos que são consumíveis em minutos e que depois ficam 400 anos no nosso planeta”, disse Andreia Coutinho, cofundadora da Skizo.

Com esta iniciativa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pretende afirmar a importância do Oceano na cultura e economia portuguesas, formando os mais jovens sobre temas como a biodiversidade, a sustentabilidade e a sua importância para o equilíbrio climático.