ClimateLaunchpad: candidaturas para a maior competição mundial de ideias cleantech terminam a 16 de maio
ClimateLaunchpad: candidaturas para a maior competição mundial de ideias cleantech terminam a 16 de maio
As candidaturas para o ClimateLaunchpad, a maior competição cleantech do mundo, terminam no dia 16 de maio. O programa internacional é uma iniciativa financiada pela União Europeia e apoia ideias que reduzam o impacto negativo no ambiente. Este ano, a organização em Portugal está a cargo da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.
O ClimateLaunchpad procura ideias de negócio cleantech – relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, economia circular e muito mais. Os três vencedores do ClimateLaunchpad Portugal além de representarem o nosso país na Final Europeia, têm acesso a incubação gratuita na UPTEC, a 2 000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros Região Norte – OERN e na Grosvenor – House of Investments e, ainda, a conhecerem o modelo de economia circular da fábrica da Soja de Portugal.
Nesta sexta edição do programa, os projetos selecionados vão desenvolver a sua ideia de negócio num bootcamp intensivo de três dias com um formador certificado da EIT Climate-KIC. Os participantes têm, ainda, sessões de acompanhamento com mentores experientes em sustentabilidade ambiental e economia circular, incluindo profissionais das entidades organizadoras do programa em Portugal. Além disso, as equipas recebem apoio para desenvolverem o pitch da sua ideia de negócio, que será avaliado por um painel de especialistas na Final Nacional.
Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 10 mil ideias de negócio. Em 2020 o programa decorreu totalmente online e foram submetidos três mil projetos, selecionadas 679 equipas para participar nos mais de 270 bootcamps espalhados por 56 países de todo o mundo. Esta é já a 6ª edição do ClimateLaunchpad que, em Portugal, já apoiou quase 50 equipas e recebeu mais de 90 candidaturas. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.
As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até ao dia 16 de maio e podem ser feitas aqui.