Celebração de 15 anos de inovação na UPTEC

Festividades de 20 de junho contaram com cerimónia protocolar, showroom de negócios incubados na UPTEC e concerto de EU.CLIDES

As celebrações dos 15 anos da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto atingiram o seu ponto alto no passado dia 20 de junho, na UPTEC Asprela I, com a realização da cerimónia de apresentação do estudo de impacto económico para o ano 2021, e com o concerto do cantor português EU.CLIDES, que terminou, com chave de ouro, 15 eventos realizados entre outubro de 2022 e junho deste ano.

A iniciativa 15 anos. 15eventos incluiu mostras de startups, exposições artísticas, voluntariado corporativo, sessões sobre investimento e talento, debates sobre ESG (do inglês ambiente, social e governação), meetups do ecossistema de inovação ou conversas sobre Diversidade e Inclusão, entre outras.

As honras de abertura da cerimónia protocolar couberam ao Reitor da Universidade do Porto (U.Porto), António Sousa Pereira, que perante uma plateia repleta, mostrou-se satisfeito pelo sucessivo concretizar de uma das principais missões da U.Porto, a valorização económica e social do conhecimento. “A UPTEC é um dos mais importantes mecanismos de desenvolvimento socioeconómico da área metropolitana do Porto, do Norte e do País. Constitui o centro nevrálgico da estratégia, inovação e serviço à sociedade da Universidade do Porto. É uma estrutura fundamental no fomento do empreendedorismo e da inovação, entre os membros da comunidade académica, proporcionando condições para a incubação de startups, para o apoio à transferência de tecnologia e para criação de valor às empresas, através de serviços de investigação, desenvolvimento e inovação. Aqui, os empreendedores encontram apoio para transformar as suas ideias em projetos empresariais sólidos.”

De seguida, foi a vez do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, que enfatizou o papel que a UPTEC tem no dinamismo e captação de talento para a cidade. “Graças à UPTEC, muitos jovens puderam aplicar o seu conhecimento em projetos empresariais, muitas startups aceleraram e ganharam escala e competitividade, muitos empregos qualificados e duradouros foram criados, muito talento, muito capital e tecnologia fixou-se na cidade. A UPTEC está a impulsionar aquilo que é a transição do tecido empresarial do Porto, e da região norte, para uma economia de conhecimento, transição essa que decorre do crescimento das atividades empresariais ligadas a setores de valor acrescentado, intensivos em inovação e com perfil tecnológico.”

Por sua vez, Joana Resende, Presidente da UPTEC e vice-reitora da Universidade do Porto, abordou a importância do que já foi alcançado no passado, e o potencial presente e futuro da instituição. “A UPTEC tem o desígnio de trabalhar em prol de alimentar, de forma constante, esta comunidade empreendedora. É um orgulho encontrar-me com empreendedores de grande sucesso que recordam, com saudade, os tempos da UPTEC. O quão importante foi a passagem pelo nosso Parque de Ciência e Tecnologia e a disponibilidade permanente para colaborarem. O talento que nós temos neste distrito de inovação, neste raio de 1km2, pleno de estudantes, docentes, investigadores, estruturas de inovação é uma vantagem competitiva que nós devemos saber reconhecer, alimentar e valorizar.”

Na intervenção final da cerimónia, a diretora de negócios da UPTEC, Maria Moura Oliveira, apresentou os dados relativos ao estudo de impacto económico, que demonstram o peso da instituição na economia portuguesa, seguindo-se um showroom com cinco exemplos de negócios incubados na UPTEC, nomeadamente Agit, AgroGrin Tech, ByAR, Eptune Engineering e DigestAID, que apresentaram as suas ideias aos convidados presentes.

Encerrada a primeira fase das festividades, seguiu-se o concerto de EU.CLIDES, músico português que deu um espetáculo gratuito e aberto ao público, abrindo as portas do berço da inovação à cidade. Perante uma plateia que dançou ao som da música de um dos talentos emergentes da música portuguesa, o jardim do UPTEC Asprela I foi invadido por boas sensações naquela hora de concerto.

UPTEC: 15 anos a inovar

Fundada em 2007, a UPTEC tem fomentado nos últimos 15 anos, a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais nas áreas das artes, ciências e tecnologias e acolhido centros de inovação de empresas nacionais e internacionais.

Desde a sua criação, a UPTEC já apoiou mais de 700 projetos empresariais, graduou 98 empresas e contribuiu para a criação direta de mais de 3600 novos postos de trabalho, 86% dos quais altamente qualificados.