Câmara do Porto procura atividades que estimulem o ecossistema de inovação do Porto

A Convocatória Aberta 2022 está à procura das melhores atividades para estimular o ecossistema de inovação da cidade do Porto. A iniciativa da Câmara Municipal do Porto, coordenada pela Porto Digital e com o apoio da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, tem 100 mil euros para apoiar os projetos selecionados.

A quinta edição da Convocatória Aberta vai selecionar atividades relacionadas com:

• estudos, mapeamentos e avaliações do ecossistema de Inovação e Tecnologia;
  • partilha de conhecimento, capacitação e formação profissional, bem como de capacitação dos cidadãos para as novas tecnologias e Transição Digital;
  • promoção e dinamização de comunidades tecnológicas e de promoção da ciência e conhecimento;
  • valorização da Inovação e Tecnologia junto de empresas de base tecnológica, nomeadamente através do apoio à ideação e experimentação, bem como ao desenvolvimento de soluções e serviços inovadores.

O júri desta edição — que vai avaliar a pertinência e enquadramento de cada candidatura — é composto por Maria Oliveira (UPTEC), Rafael Pedroso (Instituto Politécnico do Porto), Lurdes Gramaxo (Associação Portuguesa de Business Angels), Paulo Calçada (Porto Digital), Rui Monteiro (Câmara Municipal do Porto), Filipe Castro (Porto Business School) e André Fernandes (U.Porto Inovação).

Desde 2017, a Convocatória Aberta já apoiou 36 atividades — incluindo projetos como Portuguese Women in Tech e Beyond the Lab — e recebeu mais de 10 mil candidaturas.

A Convocatória Aberta 2022, que conta com o apoio da UPTEC, tem as candidaturas abertas até ao dia 31 de agosto.